Como cuidar de gatos

Como cuidar de gatos? Está pensando em adotar um gatinho para fazer parte da família? Existem algumas coisas que você precisa saber antes de adotar seu novo amigo. Neste post trazemos algumas dicas para aqueles que querem dar uma vida boa para seu animal de estimação.

Dicas para cuidar de gatos

Alimentação

O ideal é comprar alimentos de boa qualidade que sejam de marcas confiáveis. Recomendamos conversar com veterinário, pois ele poderá informar a alimentação correta de acordo com a idade e peso do seu amigo, são fatores que influenciam na quantidade e tipo de alimento que ele poderá consumir.

Além disso os gatos precisam de taurina, um aminoácido sulfurado essencial para saúde do seu coração e olhos. Portanto esse aminoácio precisa estar incluído na dieta, senão poderá levar a vários problemas de saúde. Alimentos balanceados de boa qualidade, contêm taurina em sua composição, verifique quando comprar.

Petiscos para gatos nunca devem ser mais do que 10% de sua dieta. Cuidado com alimentos para humanos, alimentos que contenham cebola, alho-poró e alho são tóxicos para gatos.

A água do seu amigo deve ser trocada diariamente, não deixe a água acumulada vários dias sem trocar. Ele precisa de água fresca e limpa.

Higiene ao cuidar de gatos

A maioria dos gatos se limpam sozinhos e raramente precisam de banho. Você poderá escová-lo regularmente, assim seu pelo fica limpo e reduz a quantidade de pelos que ele irá ingerir ao se lamber. Passe a escova duas vezes na semana.

Como cuidar de gatos
Dicas para cuidar de gatos

Casinha

O gato adora andar pela casa, mas você precisa manter um local limpo e seco para ele descansar e dormir. Coloque cama com cobertor macio e lave sempre essa roupas. Não deixe o gato ficar sozinho pelo jardim, mantenha-o dentro de casa, é o local mais seguro para seu companheiro. Se decidir deixá-lo sair, coloque coleira de identificação. Também existe a opção de implantar microchip.

Caixa de areia

A caixa de areia é essencial para seu companheiro, ela deve ser colocada em local tranquilo e acessível. Não fique trocando a caixa de lugar! E remova as fezes frequentemente, pois eles não gostam de fazer as necessidades em local sujo. A areia deve ser trocada uma vez por semana, lave a caixa com detergente neutro, enxágue e seque bem. Encha novamente com areia limpa. Não utilize perfumes ou outros produtos químicos, senão seu gato poderá não gostar e parar de usar a caixa. Se seu amigo não estiver utilizando a caixa, converse com o veterinário.

Arranhador

Os gatos precisam de um arranhador, não tem jeito. Se você não colocar um arranhador, ele irá arranhar os móveis pela casa. Os gatos fazem isso para remover a camada externa velha de suas unhas. Eles mesmos desgastam as unhas arranhando as coisas, não sendo necessário cortá-las. Dê preferência para arranhadores com, pelo menos, um metro de altura, e material áspero.

Se for necessário o corte das unhas, leve o companheiro no veterinário, pois as unhas dos gatos possuem vasos sanguíneos como as dos cachorros e não devem ser completamente cortadas.

Aproveite para comprar brinquedos interativos para deixá-lo entretido.

Saúde e remédios ao cuidar de gatos

Os gatos precisam ser levados ao veterinário, pelo menos, uma vez por ano, para verificar doenças e realizar exames de rotina. Não dê remédios feitos para humanos, sempre converse com o veterinário para saber o medicamento correto para seu amigo. Além disso verifique as vacinas que ele precisa tomar, elas são de acordo com a idade do gato.

Notando algo errado com seu gato, diarreia, vomito, letargia ou algum outro problema que não tenha passado em dois dias, leve-o ao veterinário imediatamente.

Nunca pegue seu companheiro pelas patas dianteiras ou pescoço! Sempre coloque uma mão atrás das patas da frente, nos peitos, e a outra embaixo do abdômen, para que ele sinta que está apoiado e não vai cair.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.