Como cuidar de alamanda

Como cuidar de alamanda? A Allamanda cathartica, mais conhecida como alamanda, alamanda-amarela ou dedal-de-dama, é uma planta perene nativa do Brasil. Muito cultivada pela beleza de suas flores grandes amarelas com interior marrom, e fragrância deliciosa. A seguir trazemos algumas dicas sobre cultivo da alamanda dentro de casa, qual tipo de solo, quantidade de luz e água. Também explicaremos sobre sua toxicidade para cachorros e gatos.

Dicas para cuidar de alamanda

Como especificamos no início do post, a alamanda possui flores amarelas que podem chegar a 12 cm de tamanho. São muito bonitas e ficam lindas na decoração da casa. Além disso possui folhas verdes grandes e brilhantes. Pode ser cultivada como trepadeira ou como pequeno arbusto. Pode atingir de 3 a 6 metros de altura e até quase 2 metro de largura.

Prefere temperaturas de 21ºC ou maior, e gosta de ficar no local da casa que tenha sol pleno (pelo menos seis horas de luz direta do sol por dia). Mas aguenta local com sol parcial. Lembrando que elas não florescem se não houver aquecimento adequado. Não suportam corrente de ar frio, que podem causar queda das folhas.

Prefere ficar em vaso bem drenado utilizando solo rico em matéria orgânica que seja bem drenado. Quem quiser pode utilizar misturas prontas de turfa com perlita.

A poda é necessária para controlar o crescimento e até para encorajar o crescimento de novas plantas. Você também pode replantar para um vaso maior com pedaço de pau, um suporte ou algo para que ela possa subir.

Como cuidar de alamanda, Allamanda-cathartica
Dicas para cuidar de alamanda, Allamanda cathartica

Pode ser propagada por estaquia, cortando uns 8 a 10 cm da ponta do caule de um broto. Utilize fertilizante enraizador e coloque em vaso com mix de plantio próprio para sementes. Ele precisará ficar em local quente e úmido, com aquecimento no fundo. Somente quando aparecer um novo crescimento, pode passar para um vaso maior.

Fertilizante pode ser utilizado na época de crescimento, utilize algum fertilizante líquido padrão para plantas.

Quantidade de água na rega da alamanda

A rega deve ser feita regularmente para o solo ficar úmido e não encharcado. Sempre espere a parte superior da terra secar, uns 5 cm, coloque o dedo para sentir. Quando secar, regue. Não deixe prato com água no fundo, senão ela pode morrer.

Em locais muito secos pode ser necessário borrifar a planta algumas vezes na semana, para aumentar a umidade.

Se as folhas estiverem murchando e brotos caindo, pode ser falta de água! Tenha certeza que a planta está recebendo água suficiente. Principalmente no verão ou épocas de seca.

A Allamanda cathartica é tóxica para cães e gatos?

De acordo com alguns sites na web, a alamanda possui princípios tóxicos tanto para cachorros quando para gatos, que podem causar inchaço nos lábios, febre, vômito e diarreia. Toda a planta é tóxica, mas as sementes são piores. Se ingerir a semente pode levar a óbito.