Como cuidar de alcachofra

Como cuidar de alcachofra? A Cynara scolymus, mais conhecida como alcachofra no Brasil, é uma planta herbácea perene da família dos girassóis e dentes-de-leão, nativa da África e Europa. Costumam ser cultivadas para os botões comestíveis das flores. A seguir trazemos algumas dicas sobre o cultivo da alcachofra, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de alcachofra

A alcachofra possui folhas verde-prateadas com formato longo e arqueado, além de espinhentas. Seus caules são grossos e carnudos. Os botões das flores (inflorescências), quando as brácteas ainda estão macias, é a parte da planta vendida como legume. Quem não quiser consumir, pode plantar a alcachofra pelas belas flores roxas que se abrem no botão e são bastante perfumadas. Quando estas flores aparecem, as brácteas endurecem e não podem mais ser consumidas.

Ela pode atingir quase dois metros de altura e se espalham por um metro e meio de largura. Levam dois anos para florescer, por isso o ideal é comprá-la em vaso, quando as coroas da raiz já estiverem estabelecidas.

Deixe-as em recipiente grande, pois se espalha bem. Prefere solo arenoso que seja bem drenado, mas rico em matéria orgânica. A raiz não pode ficar encharcada, senão apodrece.

Como cuidar de alcachofra, Cynara scolymus
Dicas para cuidar de alcachofra, Cynara scolymus

Gostam de clima quente e deve ficar em sol pleno, seis ou mais horas de luz direta do sol. Suportam sombra, mas as flores serão prejudicadas se não tiver muito sol.

As alcachofras costumam produzir por cerca de três a cinco anos, durante este tempo poderão aparecer brotos em suas bases laterais. Você pode levantá-los e dividir, depois replantar para obter novas plantas.

Para colheita normalmente são necessários quase 100 dias de cultivo. Colha quando estiverem com quase 8 cm de diâmtero, e as brácteas ainda estiverem dobradas e a gema firme. Corte uns 3 a 8 cm do caule ao colher.

Quantidade de água na rega e fertilizante para alcachofra

A alcachofra deve ser regada frequentemente, uma a três vezes na semana. Para manter os botões das flores carnudos e tenros, e as raízes ficarem fortes.

Quando estiver na época do crescimento, pode utilizar adubo para plantas em geral, uma vez a cada 15 dias.

É tóxica para cães e gatos?

De acordo com alguns sites na web, a alcachofra não possui componentes tóxicos para cachorros e gatos. Ela contém vários nutrientes para seu companheiro como vitamina C, ácido fólico e outros. Mas em grandes quantidades pode causar gases, dor no estômago e diarreia.