Como cuidar de almeirão

Como cuidar de almeirão? A Cichorium intybus, mais conhecida como almeirão, almeirão-de-raiz, chicória-amarga, chicória-do-café, endívia, radiche-selavagem e outros nomes no Brasil. É uma planta anual ou perene, nativa da Europa, muito cultivada por suas folhas comestíveis e raízes que são usadas para aromatizar café. Mas também pode ser usada como planta decorativa, devido às suas bonitas flores. Neste post falaremos um pouco sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da almeirão. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de almeirão

A almeirão pode atingir de 60 a 120 cm de altura e se espalha por 30 a 60 cm de largura. Seus caules são rijos e ramificados, com numerosas flores na cor azul violeta que podem ser claras ou escuras, distribuídas em ramos. Abre na luz do sol, mas fecham com tempo úmido. As folhas são alongadas largas ou estreitas e podem aparecer na cor verde ou arroxeadas, dependendo da variedade. Folhas maiores e mais cheias aparecem no fundo da planta.

Gosta de ficar em sol pleno, seis ou mais horas de luz direta do sol por dia, mas suporta sombra parcial.

Costuma sobreviver na maioria dos tipos de solo, mas dê preferência para solos ricos em matéria orgânico que sejam bem drenados, com areia ou argila. Pois é uma planta que não pode ficar encharcada.

Pode ser propagada por sementes direto no local em que ficará em definitivo. Plante a semente a 6 cm de profundidade e mantenha o solo úmido, levará de duas a três semanas para as mudas aparecerem.

Como cuidar de almeirão, Cichoruim intybus
Dicas para cuidar de almeirão, Cichoruim intybus

Quantidade de água na rega do almeirão

A rega deve ser feita regularmente para manter o solo úmido mas nunca encharcado. Quando estabelecida, ela é mais tolerante à seca do que ao excesso de água. Portanto no inverno reduza bastante a rega.

É tóxica para cães e gatos?

Alguns sites na web reportam que a Cichoruim intybus não é tóxica para cachorros e gatos. Mesmo assim tenha sempre cuidado com o que seu companheiro comer, pois ele pode ficar engasgado.