Como cuidar de almeirão-roxo

Como cuidar de almeirão-roxo? A Lactuca canadensis, mais conhecida como almeirão-roxo, almeirão-de-árvore ou almeirão-japonês no Brasil, é uma planta nativa da América do Norte. Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo do almeirão-roxo, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de almeirão-roxo

A almeirão-roxo é uma planta anual/bienal herbácea que pode atingir até 2 m de altura. Possui folhas pontiagudas e alongadas na cor verde prateada com nervuras roxas. São menos amargas que as folhas do almeirão. Floresce, mas as flores são discretas na cor amarelo-claro, depois que elas fecham, aparecem pompons de sementes pretas que semeiam o local. Devido à facilidade de propagação, deve-se ter cuidado onde plantar, pois ela pode se espalhar rapidamente.

Suporta ficar em sombra parcial mas prefere o sol pleno, com seis ou mais horas de luz direta do sol por dia.

Plante em vaso bem drenado com mistura rica em matéria orgânica que seja bem drenável. Dê preferência para misturas que contenham argila ou areia, para melhorar a drenagem.

Pode ser plantada facilmente pelas sementes, enterrando a semente com uma fina camada de terra onde desejar. Ela se estabelecerá rapidamente. É importante que fique em local com bastante luz do sol e mantenha o solo úmido. Quando quiser algumas folhas, retire apenas as folhas que deseja, não remova a planta toda, assim outras folhas nascerão no mesmo local.

Como cuidar de almeirão-roxo, Lactuca canadensis
Dicas para cuidar de almeirão-roxo, Lactuca canadensis

Quantidade de água na rega do almeirão-roxo

Precisa de rega regular para manter o solo úmido mas nunca encharcado! No inverno reduza bastante a quantidade de água, pois vai demorar a secar a terra.

É tóxica para cães e gatos?

A Lactuca canadensis não parece ser tóxica, mas algumas plantas do gênero Lactuta contêm um princípio narcótico que aumenta de concentração em período de floração. Portanto é preciso ter cuidado com seu companheiro, evite que ele coma.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.