Como cuidar de alho-social, Tulbalgia

Como cuidar de alho-social, Tulbalgia? A Tulbaghia violacea, mais conhecida como alho-social ou tulbagia no Brasil, é uma planta perene nativa da África do Sul. É fácil de cuidar e produz flores bonitas. Neste post falaremos um pouco sobre tipo de solo, quantidade de luz e água no cultivo da alho-social dentro de casa. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de alho-social

A alho-social é uma planta herbácea e bulbosa, que podem atingir de 30 a 60 cm de altura e espalha por 22 a 30 cm de largura. Suas flores são delicadas tubulares tipo umbela com oito a 20 flores, geralmente pequenas na cor lilás-lavanda e com cheiro doce. Elas costumam durar do verão até o outono. As folhas quando quebradas exalam cheiro forte de alho, por isso o nome. Ela costuma crescer vigorosamente e fica baixo no chão, sendo perfeita para cobertura de solo (mas se ficarem quebrando, você irá sentir cheiro de alho toda hora).

Tolera períodos se seca com calor e até temperaturas baixas. Pode ficar em locais com sol pleno ou sombra parcial, mas irá florescer mais em locais ensolarados. Deixe em local sem muita corrente de ar.

Coloque em vaso bem drenado com mistura rica em matéria orgânica que seja bem drenada, de preferência mistura de solo com argila ou areia.

É uma planta que não necessita de poda.

Como cuidar de alho-social, Tulbalgia
Dicas para cuidar de alho-social, Tulbalgia

A alho-social pode ser propagada por divisão no outono ou primavera. Divida os tufos, desenterre os que estiverem bem estabelecidos, depois da floração no outono ou início do inverno. Separe seções do centro com a mão mesmo e transplante. Também pode ser propagada por semente.

O replantio pode ser necessário a cada três anos, colocando nova mistura de solo enriquecida em matéria orgânica.

Pode ser necessário o uso de composto no outono, utilize adubo orgânico ou fertilizante de uso geral, para incentivar a floração.

Quantidade de água na rega do alho-social

A rega deve ser feita regularmente para que fique úmida mas nunca encharcada, principalmente no verão. Permita que o solo seque levemente entre as regas. Pois o excesso de água apodrece os tubérculos e ela morre, tenha cuidado. No inverno reduza bastante a rega, deixando o solo secar completamente entre as regas.

Sobrevivem a épocas prolongadas de seca.

É tóxica para cães e gatos?

De acordo com alguns websites, a planta alho-social contém princípios tóxicos tanto para cachorros quanto para gatos, portanto não deixe em local que seu companheiro possa comer.