Como cuidar de clúsia

Como cuidar de clúsia? A Clusia fluminensis, mais conhecida como clúsia no Brasil, é um arbusto perene nativo da América do Sul, mas precisamente do litoral do Rio de Janeiro e São Paulo. A seguir trazemos algumas dicas sobre o cultivo da clúsia, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de clúsia

A clúsia pode atingir quase seis metros de altura, com tronco de 30 cm de diâmetro. Suas folhas são carnosas e lisas, parecidas com suculentas, com 14 cm de comprimento. Com cor verde brilhante em formato de gotas. Essas folhas absorvem gás carbônico durante a noite, por isso sua fotossíntese é mais eficiente. Suas flores brancas são bonitas e delicadas, aparecendo na primavera e verão. Também possui frutos pequenos, que atraem abelhas e passarinhos.

Como cuidar de clúsia, Clusia fluminensis
Dicas para cuidar de clúsia, Clusia fluminensis

Gosta de ficar em sol pleno, com seis ou mais horas de luz direta de sol. Mas também sobrevive na meia sombra. Prefere ficar em vaso grande e solo rico em matéria orgânica, que seja leve, bem drenável. Pode ser mix de plantio de turfa com perlita.

Pode ser podada para deixar no formato e tamanho que deseja. Remova folhas e galhos secos ou doentes.

Sua propagação pode ser feita por semente, estaquia ou alporquia. Sendo que por sementes é mais difícil. Para tirar mudas corte galho de 15 a 20 cm, cortando abaixo de onde nascem as folhas. Depois remova as folhas da metade para baixo, deixando apenas as folhas do topo. Plante no vaso com o tipo de solo recomendado, umedeça bem o solo. Depois de uns 4 meses deverão aparecer as novas folhas.

Pode ser necessário uso de fertilizante NPK 10-10-10 a cada seis meses.

Quantidade de água na rega da clúsia

A rega deve ser feita regularmente para manter o solo úmido mas nunca encharcado. De três a quatro vezes na semana, durante o verão. No inverno reduza a rega, pois vai demorar a secar.

Lembre-se que ela é parecida com a suculenta, mas não é suculenta! Precisa de rega regular.

É tóxica para cães e gatos?

Infelizmente não conseguimos encontrar informação sobre a toxicidade da Clusia fluminensis. De acordo com alguns sites, a Clusia Rosea, que é da mesma família, é tóxica para cachorros e gatos. O princípio tóxico terpenos presente nos frutos, pode causar problemas digestivos e vômito. Portanto evite que seu companheiro coma a planta.