Como cuidar de Amor-perfeito

Como cuidar de Amor-perfeito? A Viola x wittrockiana, mais conhecida como amor-perfeito, violeta-borboleta ou amor-perfeito de jardim, é uma planta violeta perene ou anual nativa da Ásia e Europa. Se estiver pensando em cultivar a amor-perfeito, neste post trazemos algumas dicas sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água. Também explicamos sobre a toxicidade desta planta para cães e gatos.

Dicas para cuidar de Amor-perfeito

A amor-perfeito pode atingir de 15 a 20 cm de comprimento e espalhar por 25 a 30 cm de largura. Possui flores grandes perfumadas, com 5 a 10 cm de comprimento, que parecem “carinhas” (rosto) e podem ter cor azul, amarela, roxa, branco, rosa, marro e negra. Pode florescer por até seis meses, iniciando no inverno e permanecendo até a primavera. Suas folhas carnnudas são ovadas à elípticas possuem cor verde-escura.

Prefere ficar em sol pleno, seis ou mais horas de luz direta do sol, ou em sombra parcial.

Deve ser plantada em vaso bem drenável com solo rico em matéria orgânica, que seja bem drenado. Dê preferência para mix de plantio que contenha turfa e perlita, ou algo parecido.

Como cuidar de Amor-perfeito, Viola x wittrockiana
Dicas para cuidar de Amor-perfeito, Viola x wittrockiana

Mesmo sendo perene, será necessário o replantio anual, para ela não perder a beleza natural. Após floração, remova os botões mortos das flores, para promover o novo florescimento. Não costuma precisar de poda.

Pode ser propagada por sementes.

Quantidade de água para amor-perfeito

A rega da amor-perfeito deve ser feita regularmente para manter o solo úmido, nunca deixando completamente seco. Verifique sempre enfiando o dedo na terra, quando notar que secou, regue. Não encharque demais senão ela pode morrer! É tolerante à seca, mas irá florescer melhor quando regada regularmente.

No inverno reduza bem a rega, pois irá demorar para secar.

Se estiver regando demais ou de menos, as folhas ou flores podem cair. Verifique de acordo com o que estiver fazendo, enfie o dedo na terra e sinta se está úmido ou não.

É tóxica para cães e gatos?

Não conseguimos encontrar informações oficiais sobre a toxicidade da amor-perfeito. Mas de acordo com alguns sites, a planta não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Apesar disso, é preciso ter cuidado para seu companheiro não se engasgar com a amor-perfeito, evite que ele coma.