Como cuidar de ameixa-de-natal

Como cuidar de ameixa-de-natal? A Carissa macrocarpa, mais conhecida de ameixa-de-natal no Brasil ou grande num-num (grootnoem-noem) na África do Sul, é um arbusto perene nativo da África do Sul. Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da ameixa-de-natal, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de ameixa-de-natal

A ameixa-de-natal é um arbusto muito bonito por suas flores e pelo pequeno fruto (2,5 a 5 cm), que tem gosto de cranberry e muito usado em geléias. Suas flores brancas a rosadas, têm cinco pétalas cerosas, dispostas em forma de estrela, que chegam a de 2,5 a 7,6 cm de comprimento. Seu crescimento é de moderado a rápido, podendo atingir 6 m de altura sendo que a maioria fica nos dois metros. Leva dois anos para produzir frutos que poderão ser colhidos. Costuma florescer na primavera e verão, e o aroma é delicioso, parecido com jasmim.

Gosta de temperaturas entre 18 e 38ºC. Prefere ser cultivada em sol pleno, pelo menos seis horas de luz direta de sol por dia. Mas sobrevive na meia-sombra, sendo que não irá produzir tantas flores e frutos.

Pode ser cultivada em vasos e jardineiras, mas tenha cuidado onde deixá-la, pois seu caule contém espinhos afiados e perigosos! Adapta-se a qualquer tipo de solo, mas é importante que seja rico em matéria orgânica e que seja bem drenável, arenoso. Mistura de plantio com turfa e perlita pode ser uma boa opção.

Como cuidar de ameixa-de-natal, Carissa macrocarpa
Dicas para cuidar de ameixa-de-natal, Carissa macrocarpa

A poda pode ser realizada para moldar a planta e também fazer o arbusto produzir mais flores e frutos. Pode apenas após a florasção. Frutos podem ser colhidos quando estiverem com a cor vermelha escura ou roxa. Eles permanecem maduros por dias na árvore, sem estragar. Deve ser colocado na geladeira após colhido, pode durar uns 7 dias.

Pode ser propagada por estaquia dos ramos, assim você obtém plantas com as mesmas características da original. Selecione estacas de 15 cm de comprimento, coloque no hormônio enraizador e insira na areia úmida ou no copo com água. Quando aparecer a raiz, plante no vaso em mistura de plantio com uma parte de areia, uma de turfa e duas de argila. Mantenha sempre úmido, nunca encharcado.

Fertilizante com partes iguais de nitrogênio, fósforo e potássio pode ser utilizado, para mater a saúde da planta e produzir os frutos.

Quantidade de água na rega da ameixa-de-natal

A rega deve ser feita mais regularmente durante o crescimento. Quando a ameixa-de-natal se estabelecer, reduza a rega e regue apenas quando o solo secar completamente. Por isso é importante a boa drenagem do vaso e solo, para não deixar encharcar e a raiz apodrecer.

É uma planta bastante tolerante à seca, portanto prefere ficar sem água do que com excesso de água. No inverno reduza muito a rega, pois o solo vai demorar bastante para secar.

Ameixa-de-natal é tóxica para cães e gatos?

De acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, a Carissa grandiflora / Carissa macrocarpa não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mesmo assim, é bom evitar que seu companheiro coma, para não correr o risco de ficar engasgado.