Como cuidar de amoreira-negra

Como cuidar de amoreira-negra? A Morus nigra, mais conhecida como amoreira-negra, amora-preta, amora-negra, amora-miúra, amora-de-horta, é uma planta decídua perene nativa da Ásia. Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da amoreira-negra, tipo de solo, quantidade de luz e água necessários. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de amoreira-negra

A amora-negra possui copa arredondada, pode atingir de quatro a doze metros de altura e se espalhar por dez a quinze metros de largura. Suas folhas são grandes, ásperas e verde-escuras na face superior e peludas na face inferior, podem chegar a 15 cm de comprimento. As flores brancas são pequenas e decorativas, que aparecem em espigas densas, e surgem na primavera. Os frutos são verdes e depois negros quando maduros. São pequenos, doces e ácidos, além de conterem muita vitamina C. Também é cultivada como ornamental.

Gosta de ficar em local com sol pleno, seis ou mais horas de luz direta de sol por dia, e prefere clima chuvoso. Pode sobreviver em meia sombra.

Deve ser plantada em solo leve, rico em matéria orgânica que seja bem drenável e profundo. Dê preferência para misturas que contenham argila ou areia. Quando colocada em vaso, faça replantio para um vaso um pouco maior, uma vez por ano.

Para estimular a frutificação, utilize adubo/esterco durante o outono. Também pode ser utilizado fertilizante 10-10-10 uma vez por ano.

Não costuma precisar de poda, mas pode ser um estimulante à frutificação. Também necessária caso deseje manter uma altura específica. A pode deve ser realizada no inverno, quando ela está dormente. Remova caules e folhas danificadas ou doentes.

Como cuidar de amoreira-negra, Morus nigra
Dicas para cuidar de amoreira-negra

Pode ser propagada por sementes ou enxertia. Sendo que por estaquia ou mergulhia dos ramos é mais fácil. Se fizer por estaquia, remova brotos laterais de 7 a 10 cm de comprimento com talão (ramo é cortado ou lascado em sua base, passando a conter uma parte do ramo que lhe deu origem, como uma cauda da casca do caule principal). Apare a extremidade do caule com um podador, remova folhas inferior do terço inferior e a ponta terminal do caule. Mergulhe no hormônio enraizador, sacuda o excesso e plante em mistura para vaso.

Quantidade de água para amoreira-negra

A rega deve ser feita regularmente para que o solo fique sempre úmido e nunca seque completamente. Não tolera a estiagem prolongada. No verão aumente a rega e no inverno reduza, pois o solo demora a secar.

É tóxica para cães e gatos?

De acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, as plantas do gênero Morus sp. não possuem princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mesmo assim tenha cuidado para seu companheiro não ficar comendo folhas e caule, que poderá deixá-lo engasgado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.