Como cuidar de araçá

Como cuidar de araçá? A Psidium cattleianum (ou Psidium cattleyanum), mais conhecida como araçá, araçá-vermelho, araçá amarelo, araçá-rosa, araçá-comum, araçá-da-praia, entre outros nomes, é uma árvore tipo arbusto, perene, nativa do Brasil. Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da araçá, tipo de solo, quantidade de luz e água. É tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de araçá

O araçazeiro, árvore que dá o fruto araça, pode atingir até nove metros de altura (mas costuma ficar entre 2 e 4,5 m), com folhagens e frutas atraentes. As frutas têm de 2 a 4 cm de diâmetro, podem ser amarelas ou vermelhas e possuem polpa suculenta na cor branca. Demoram de 90 a 150 dias para amadurecerem. A fruta pode ser consumida fresca ou em receitas como geléias, sucos, purês.

Suas folhas são dispostas alternadamente, lisas, coriáceas e obovadas (folha com a parte mais estreita do limbo em contato com o pecíolo e a extremidade arredondada). As lâminas das folhas têm cerca de 3 a 12 cm de comprimento e 1,5 a 6 cm de largura. Suas flores são brancas e perfumadas.

É uma árvore resistente que gosta de ficar em sol pleno, seis ou mais horas de luz direta do sol por dia. Caso deixe em vaso dentro de casa, coloque em local com bastante luz solar. Consegue sobreviver em sombra parcial e prefere temperaturas entre 21 e 29ºC.

Como cuidar de araçá, Psidium cattleianum, Psidium cattleyanum
Dicas para cuidar de araçá

Deve ser plantada em vaso bem drenável com solo rico em matéria orgânica que seja bem drenado. Mas toleta solos pobres que outras frutíferas não aguentam, inclusive solo calcário. No caso de solo pobre, precisará de mais água que o normal.

A poda pode ser necessário caso deseje manter algum tamanho ou formato específico. Quem preferir pode remover galhos invasivos ou que estejam crescendo fora da área da planta. Faça a poda quando termina a temporada de frutas.

Pode ser propagada por sementes, demora de 4 a 6 semanas para germinar, e por estaquia. A árvore pode sobreviver por 40 anos, mas as frutas reduzem depois de 15 anos.

Como deve ser a rega da araçá-comum?

É uma planta resistente mas precisa ser regada regular e moderadamente, mais ou menos, uma vez na semana. O solo deve ser mantido úmido mas nunca encharcado. Ela aguenta períodos de estiagem, mas precisam de bastante água durante o desenvolvimento do fruto, senão não amadurece.

É tóxica para cachorros e gatos?

De acordo com o Instituto de Florestas das Ilhas do Pacífico, a araçá não possui princípios tóxicos para cães e gatos. Mas evite que seu companheiro fique comendo a planta, pois ele sempre pode se engasgar.