Como cuidar de babosa de pau

Como cuidar de babosa de pau? A Philodendron martianum, mais conhecida no Brasil como babosa de pau, babosa de árvore ou pacová, é uma planta epífita perene nativa da América do Sul, mais precisamente do Brasil. Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da pacová, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de babosa de pau

A babosa de pau pode atingir de 30 a 40 cm de altura e é uma excelente planta ornamental. Possui folhas coriáceas longas e lustrosas de um verde profundo, que formam rosetas como um grande buquê de folhas.

Prefere temperaturas entre 20 e 30 ºC, e gosta de umidade do ar de 80%, mas tolera umidade menor. Está adaptada à condição de baixa luminosidade, visto que vivem em troncos embaixo das copas das árvores na floresta. Portanto, pode ser cultivada em meia sombra, sem muita luz direta do sol.

Pode ser cultivada como epífita ou terrestre, dentro de casa pode ser colocada em vaso largo (25 cm) ou jardineira. Sua raiz que é forte, precisa de espaço para se espalhar. Utilize solo bem drenável, rico em matéria orgânica. Dê preferência para misturas próprias para orquídeas com turfa e perlita. Para aumentar a drenagem, pode usar pedaços de cascalhos e areia

O replantio pode ser necessário a cada dois anos, ou quando notar que ela está grande demais para o vaso. Realize o replantio na primavera, antes que a planta comece a criar novos crescimentos. Ela não necessita de poda, mas é aconselhável remover as folhas e galhos mortos, para evitar infecção.

Como cuidar de babosa de pau, Philodendron martianum
Dicas para cuidar de babosa de pau

Pode ser propagada por sementes, estacas ou divisão de raiz, sendo que por estaquia é mais simples. Para remover estacas, preste atenção nos novos galhos que vão aparecer na planta mãe, ela se ramifica na base. Esses novos galhos formam raízes para o solo. Quando as raízes estiverem estabelecidas (a planta está firme fixada no solo), pode cortar com cuidado o galho da planta principal. Plante em outro vaso com mix de plantio de turfa com perlita.

Normalmente não necessita de fertilizante, principalmente se utilizar solo rico em matéria orgânica. É uma planta que armazena os nutrientes.

Quantidade de água na rega da babosa de pau

A babosa de pau não necessita de tanta água, pois possui pecíolos inchados que armazenam água e amido. Portanto, o excesso de rega pode matá-la, é uma planta que aguenta períodos de estiagem. Regue para umedecer todo o solo, e depois espere o solo secar completamente antes de regar, normalmente uns 7 a 10 dias.

O excesso de rega pode deixar as folhas com manchas amarelas, ou deixá-las murchas. Se notar algo do tipo, reduza bastante a rega e verifique se a raiz apodreceu ou está com fungos. Se estiver, será preciso replantar para nova mistura.

No inverno reduza bastante esta rega, pois o solo irá demorar para secar.

É tóxica para cães e gatos?

Não encontramos informações específicas sobre o Philodendron martianum, mas de acordo com alguns sites na web, as plantas do gênero Philodendron possui princípio tóxico oxalato insolúvel de cálcio, que pode causar irritação oral, dor e inchaço na boca, língua e lábios, baba em excesso, vômitos e dificuldades para engolir. Portanto, tenha muito cuidado com seu companheiro, deixe em local que ele não possa comer.