Como cuidar de babiana

Como cuidar de babiana? A Babiana stricta, mais conhecida no Brasil como babiana, flor-de-veludo ou em inglês como flor de babuíno ou frésia azul, é uma planta perene bulbosa nativa da África do Sul. Seu nome flor de babuíno (Baboon Flower) foi criado pois a planta é consumida por babuínos na África do Sul. Se está pensando em cultivar a babiana, neste post trazemos várias dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de babiana

A babiana pode atingir de 15 a 30 cm de altura e espalham por uns 50 cm. É famosa pelas bonitas flores azuladas, que exalam um delicioso perfume parecido com limões. Ela forma touceiras, que são comidas pelos babuínos. Suas folhas são verdes lustrosas e macias, eretas em formato de espada. As flores costumam aparecer na primavera e crescem acima da folhagem, em longas hastes, com formato de funil. Possuem seis pétalas cada uma, e podem ter cor roxa, azul, malva, amarela, rosa, vermelho, às vezes com centro vermelho.

Gosta de ficar em sol pleno, pelo menos seis horas de luz direta do sol por dia, mas sobrevive em sombra parcial.

Coloque em vaso bem drenável com furo no fundo, e escolha solo bem drenável rico em matéria orgânica. Dê preferência para misturas de plantio contendo perlita ou areia.

Como cuidar de babiana, Babiana stricta
Dicas para cuidar de babiana

A poda deve ser feita removendo folhas depois que elas morrem completamente.

A propagação pode ser realizada por divisão dos bulbos ou sementes, quando ela está dormente no outono. Os bulbos menores se formam em volta do bulbo mãe.

Pode utilizar fertilizante mineral a cada 15 dias no período da floração.

Quantidade de água na rega da babiana

A rega deve ser feita regularmente, para a plante ficar levemente umedecida, mas nunca encharcada. Regue somente quando sentir que a maior parte do solo secou. É uma planta que tolera períodos de seca, mas não suporta o excesso de água.

No inverno reduza muito a rega, pois o solo vai demorar demais para secar. Quando verificar que as flores estão ficando amarelas, pare por completo a rega, pois ela entra em dormência! As flores vão cair e depois voltaram a aparecer na metade do inverno.

É tóxica para cães e gatos?

De acordo com alguns sites na web, a Babiana stricta possui princípios tóxicos saponinas tri terpênicas, que pode causar salivação, vomito e diarreia. E se consumido em excesso, pode causar batimentos cardíacos irregulares, convulsões e morte. Portanto, não deixe em local que seu companheiro possa pegar.