Como cuidar de barléria

Como cuidar de barléria? A Barleria cristata, mais conhecida no Brasil como baléria ou violeta-filipina, é uma planta herbácea perene nativa da Ásia e África. Está pensando em cultivar esta planta dentro de casa? Neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para a barléria. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de barléria

A barléria pode atingir 1.2 m de altura. Suas folhas verde-escuras são ovadas, curvadas e pinadas, que atingem 5 a 10 cm de comprimento. Elas costumam ter uns três a cinco espinhos de 2 cm de comprimento. Muito cultivada pelas suas flores que aparecem no verão, podem ser usadas como flores de corte. São flores pequeninas de 4 cm na cor roxa, branca ou rosa, com formato de trombeta, que aparecem eretas no topo da planta. Não produz frutos.

Pode ser cultivada em sol pleno, com seis ou mais horas de luz direta do sol, ou em meia-sombra. Sendo que em sol pleno ela fica mais densa, podendo ser utilizada como cerca viva ou algum tipo de barreira visual na paisagem.

Prefere ficar em vaso bem drenável, usando solo rico em matéria orgânica que seja bem drenável. Dê preferência para mistura de plantio que contenha areia, perlita, turfa ou argiloso.

Como cuidar de barléria
Dicas para cuidar de barléria

Normalmente não precisa de poda, a não ser para remover caules, folhas e flores mortas.

Pode ser propagada por sementes ou por estacas do caule, sendo que por estaquia costuma pegar mais fácil. Corte estacas de 8 a 10 cm de comprimento. Plante em substrato, normalmente as raízes aparecem depois de uma a duas semanas.

Pode ser aplicado fertilizante rico em fósforo diluído uma vez por mês. No inverno pare a fertilização.

Quantidade de água na rega da barléria

A rega da barléria deve ser feita regularmente, sempre que sentir que o solo secou por completo. Coloque o dedo na terra para sentir. Ela é tolerantes à seca e não suporta o solo encharcado, pois pode apodrecer suas raízes.

Como tem alguma tolerância à seca, no inverno reduza bastante a rega, pois o solo vai demorar mais tempo para secar.

A barléria é tóxica para cachorros e gatos?

Não conseguimos encontrar informações específicas sobre a toxicidade desta planta para cães e gatos. Sabe-se que ela é uma planta utilizada na medicina tradicional da Ásia, não sendo tóxica para humanos. Como não temos informações específicas para cães e gatos, evite que seu companheiro coma a planta.