Como cuidar de bauhinia-trepadeira

Como cuidar de bauhinia-trepadeira? A Bauhinia scandens, mais conhecida no Brasil como bauhinia-trepadeira, unha-de-vaca-trepadeira, pata-de-camelo (na África), é uma planta nativa da China e Índia. Está pensando em cultivá-la? Neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água necessárias para sua planta. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de bauhinia-trepadeira

A bauhinia-trepadeira é muito cultivada devido às suas belas flores semelhantes à orquídeas, daí o nome árvore-orquídea em inglês (orchid tree). É um arbusto ou árvore que pode atingir quase 5 metros de altura, com ramos arqueados, finos e ramificados. Suas folhas são pequenas com 15 a 20 cm de comprimento, verdes claras, com textura fina e bilobadas, lembrando asas de borboleta. Suas flores aparecem na primavera e outono, deslumbrantes como orquídeas, em pequenos cachos perto das pontas do caule. Elas possuem cor rosa brilhante, roxas e brancas, com 5 a 7 cm de diâmetro, que brilham contra a folhagem. Apresentam cinco pétalas desiguais. Após floração surgem vagens planas e achatadas, avermelhadas, com 30 cm de comprimento.

É uma boa opção para ser utilizada como cerca viva ou treliças, pois cria uma cobertura espessa.

Deve ser cultivada em sol pleno, com seis ou mais horas de sol por dia, ou meia sombra. Não deixe em corrente de ar frio.

Deve ser plantada em vaso bem drenado, com solo fértil rico em matéria orgânica que seja bem drenado. Além disso, o solo deve ser profundo, portanto tenha cuidado com o vaso que escolher.

Como cuidar de bauhinia-trepadeira
Dicas para cuidar de bauhinia-trepadeira

A poda é necessária para manter o tamanho desejado ou caso deseje que a planta cresça para um lado específico. Se não fizer poda, ela cresce como um arbusto de vários caules.

Pode ser propagada por semente ou estaquia, a estaquia deve ser feita com mudas de 30 cm. Demora uns três anos para florescer, após o plantio. Se não estiver florescendo, preste atenção na quantidade de luz e nutrientes que a planta está recebendo.

Fertilizante pode ajudar a planta já estabelecida. Aplique fertilizante rico em nitrogênio usando borrifador e dilua conforme especificado no rótulo. E durante a floração, é recomendada a fertilização com produto rico em potássio e fósforo.

Quantidade de água na rega da bauhinia-trepadeira

Ela precisa ser regada sem excesso, pois é tolerante ao calor e à seca. Portanto, durante o crescimento regue com mais frequência, após estabelecida reduza a rega. Regue somente quando notar que o solo secou.

No inverno reduza bastante a quantidade de água, pois demorará a secar a terra. Sempre verifique enfiando o dedo nela.

Se as folhas estiverem ficando amareladas, pode ser excesso de rega ou falta de água. Você precisa verificar conforme o que estiver fazendo. Caso esteja deixando muito encharcado, reduza e teste. O amarelado também pode ser culpa de insetos.

É tóxica para cães e gatos?

Conforme especificado na página sobre espécies em risco Pacific Island Ecosystems at Risk, as variedades da Bauhinia não são tóxicas para cachorros e gatos. Mesmo assim evite que seu companheiro coma, pois ele sempre pode ficar engasgado.