Como cuidar de bauínia-blaqueana

Como cuidar de bauínia-blaqueana? A Bauhinia blakeana, mais conhecida como bauínia-blaqueana, bauínia-de-hong-kong, orquídea-de-honk-kong e unha-de-vaca, é uma árvore nativa de Honk Kong e é o emblema nacional do país, aparecendo inclusive na bandeira. Se você está pensando em cultivar esta planta, neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de bauínia-blaqueana

A bauínia-blaqueana pode atingir de 6 a 12 metros de altura, e se espalhar por 6 metros de largura. Conhecida como orquídea de Hong Kong devido às suas lindas flores coloridas que são parecidas com as das orquídeas. Essas flores são grandes, estéreis, com cinco pétalas e 15 cm de comprimento, podem ter cor rosa a roxa. Suas folhas grandes cinza-esverdeadas, possuem forma de borboleta (ou casco da vaca, daí a variedade no nome). Elas caem no inverno, antes de formar os botões na primavera. Não produz frutos.

A bauínia-blaqueana deve ficar em local com sol pleno, seis ou mais horas de sol por dia, ou meia-sombra. Gosta de clima tropical ou subtropical.

Deve ficar em vaso grande bem drenado, plantada em solo úmido bem drenado, rico em matéria orgânica. Se possível coloque em solo arenoso ou argiloso, para melhorar a drenagem. Deixe em local protegido de ventos fortes, pois podem quebrar seus galhos. É importante destacar que ela cresce rápido, e poderá ficar grande demais para o vaso utilizado.

Como cuidar de bauínia-blaqueana
Dicas para cuidar de bauínia-blaqueana

As podas podem ser realizadas após floração para manter o formato arredondado desejado. Também é importante quando são jovens, pois ela pode crescer de forma irregular. A poda fornece uma estrutura sólida, criando uma forma uniforme para a copa da árvore.

Como as flores da bauínia-blaqueana não produz sementes, ela deve ser propagada por estaquia ou alporquia. As estacas ou galhos podem ser induzidos a criar raízes, que normalmente se desenvolvem dentro de 10 a 14 dias.

Ela pode se beneficiar do uso de fertilizante granular, que pode ser utilizado três vezes ao ano, na primavera, verão e outono.

Quantidade de água na rega da bauínia-blaqueana

A rega deve ser feita regularmente enquanto na fase de crescimento, para mantê-la úmida, mas nunca encharcada. Após estabelecida, ela é tolerante à seca. Inclusive gosta de secar entre as regas, você pode sentir se a terra secou, enfiando o dedo na terra. O excesso de rega pode fazer com que floresça menos. Portanto, tenha cuidado!

No inverno reduza muito a rega, pois o solo irá demorar bastante para secar.

É tóxica para cães e gatos?

Conforme especificado no site Pacific Island Ecosystems at Risk, a bauínia-blaqueana não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mesmo assim, evite que seu companheiro fique comendo a planta, pois ele sempre pode se engasgar.