Como cuidar de baunilha

Como cuidar de baunilha? Vanilla é um gênero de plantas trepadeiras pertencentes à família das Orquidáceas, nativas da América Central, América do Norte e Caribe. No Brasil são mais conhecidas como baunilha ou vanila, e conhecidas no mundo devido ao aroma dos seus frutos. Se você está pensando em cultivar esta planta, neste post trazemos algumas dicas que poderão ajudar, sobre tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de baunilha

A baunilha é uma trepadeira epífita, com raízes adventícias ao longo do caule que se aderem na árvore hospedeira sem extrair nutrientes, servindo de fixação. Pode ser cultivada em vaso, colocando algum suporte para ela subir. Seu caule verde cresce em zigue-zague, exibindo folhas longas verde-escuras, alternadas, suculentas e em forma de lança, podendo atingir até 30 metros de comprimento. Cada ramo florescente dá uma a duas dúzias de flores na cor creme, mas é bem difícil fazê-la florescer e produzir as sementes de baunilha, pois precisa ser polinizada manualmente. Mas é muito cultivada dentro de casa pela aparência da videira que possui uma cor verde brilhante.

Deve ficar em local com meia-sombra, evitando a luz direta do sol que queima suas folhs, pois na floresta ela vive sob as copas das árvores, em locais sombreados e bastante úmidos. Ela tolera períodos curtos de sol da manhã, mas com luz indireta.

Coloque em vaso bem drenável com estaca de, pelo menos, 90 cm de comprimento para ela subir. Utilize solo fértil, rico em matéria orgânica. Se possível utilize casca para orquídeas com mix de plantio, dividindo em partes iguais. É muito importante a drenagem, e que ela tenha bastante nutrientes enquanto desenvolve. Depois que cresce as raízes epífitas, não dependerá mais das raízes no mix de plantio.

A poda pode ser realizada para manter a altura que deseja dentro de casa, normalmente as pessoas deixam com 2,5 a 3 metro de comprimento. Para podar selecione uma seção abaixo de um nó de crescimento, e use uma tesoura limpa e afiada. Algumas estacas removidas podem ser propagadas para cultivar novas plantas, sendo mais fácil a propagação por estaquia do que por sementes.

Como cuidar de baunilha
Dicas para cuidar de baunilha

Para propagação o segmento deve ter, pelo menos, seis nós de crescimento. Remova as duas folhas mais baixas do corte. Encha um vaso com musgo esfagno para orquídeas úmido ou mix de plantio com casca de orquídea, turfa e perlita. Enterre o corte até a metade, cobrindo os nós inferiores, pressione firme ao redor da base. Coloque uma estaca de madeira e prenda o corte, para segurá-lo. Mantenha sempre úmido, deve surgir um novo crescimento dentro de 4 a 6 semanas.

A colheita das sementes baunilha é muito difícil e precisa de cuidados especiais. Por isso não falaremos dela neste post. Pois é preciso fazer a polinização manualmente, deixar amadurecer e leva 3 a 5 anos para produzir flores.

Fertilizante para orquídeas pode ser utilizado a cada 15 dias durante a primavera e verão. Siga as instruções do rótulo da embalagem, é recomendada uma fertilização leve. Nas lojas online você encontra vários tipos de fertilizantes para orquídeas.

Quantidade de água na rega da baunilha

A rega da orquídea baunilha é feita mantendo o meio de cultivo e a estrutura de treliça de madeira úmidos, pois esta planta desenvolve raízes aéreas que extraem umidade do ar. Permita que o mix de plantio (mistura de envasamento) seque um pouco entre as regas, para não causar doença na raiz.

Mas mantenha a umidade do ambiente alta, se possível em 80%! Para aumentar a umidade, borrife água na planta e boa circulação de ar.

Se as folhas dela estiverem amareladas, pode ser excesso de rega, reduza a quantidade de água. Muita água também pode fazer as flores caírem, apodrece raiz e fica caule murcho. Se as raízes estiverem secas e estalando, ficando marron, pode ser falta de água, regue e aumenta a umidade.

É tóxica para cães e gatos?

Conforme especificado em alguns sites da web, a planta baunilha e suas sementes, parecem não ser tóxicas para cachorros e gatos. Se eles comerem, o máximo que poderá ocorrer é causar uma dor de barriga. Mesmo assim, evite que ele coma, pois pode sempre se engasgar. Tenha cuidado com extrato de baunilha, pois este produto contém álcool e é perigoso, podendo levar à morte do seu companheiro.