Como cuidar de berbére-japonês

Como cuidar de berbére-japonês? A Berberis thunbergii, mais conhecida como berbére-japonês ou uva-espim-do-japão, é um arbusto nativo do Japão que possui variedades diferentes, sendo que a mais famosa é a atropurpurea, que possui folhas avermelhadas. Existem outras variedades nas cores laranja, verde, roxo e amarelo. Se você está pensando em cultivar esta planta, neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de berbére-japonês

O berbére-japonês é um arbusto resistente de folhas caducas (caem no inverno), que pode atingir até 1,5 metro de altura e de largura, com caules ramificados que possuem espinhos pontiagudos. É uma opção para uso como cerca viva. As folhas verdes são simples e opostas, com flores amarelas pálidas tipo umbelas, que aparecem no meio da primavera. No outono essas folhas podem ficar no tom vermelho, laranja, roxo e amarelo. Seus frutos são bagas vermelhas e oblongas. É considerada invasora em alguns países, pois se espalha rapidamente.

Este arbusto pode ser cultivado em sol pleno, seis ou mais horas de luz direta de sol por dia, ou em meia-sombra (especialmente em locais mais quentes). O sol deixa as folhas mais brilhantes e bonitas.

Deve ser plantado em vaso com boa drenagem, utilizando solo fértil, rico em matéria orgânica, que seja bem drenável. Mas tolera a maioria dos tipos de solo.

Como cuidar de berbére-japonês, Berberis thunbergii
Dicas para cuidar de berbére-japonês

Não costuma necessitar de poda, mas caso queira manter algum formato especial, você pode podar após floração do arbusto na primavera ou início do verão. Utilize luvas grossas, pois seus espinhos são perigosos. Não esqueça de remover partes mortas, danificadas ou doentes, conforme necessário. Lembrando que a remoção periódica de caules antigos, mantêm a planta vibrante. Ela pode prosperar por muitas décadas.

Normalmente não há necessidade de utilizar fertilizante, a não ser que o solo seja muito pobre. Se necessário, utilize fertilizante de liberação lenta para arbustos.

O berbére-japonês pode ser propagado por sementes, estaquia, alporquia ou divisão de ramagem enraizada. Sendo que a propagação por estaquia é bem mais fácil de propagar. Para isso corte estacas na primavera, depois que as flores murcharem, ou no verão:

  • Corte estaca de 15 cm abaixo do nó da folha.
  • Remova brotos e folhas da parte inferior do corte, deixe folhas na metade superior.
  • Mergulhe em fertilizante enraizador.
  • Encha um vaso com areia grossa, regue e deixe escorrer. Depois plante a ponta do corte na areia molhada, deixando as folhas acima da areia.
  • Umedeça com água e cubra com saco plástico, para aumentar umidade.
  • Se o solo secar, adicione pouquinha água, as raízes devem aparecer em 21 dias. Você pode verificar puxando a planta levemente, se sentir resistência é porque formou raiz.
  • Quando formar raiz, plante em vaso maior e continue a regar.

Quantidade de água na rega do berbére-japonês

Ele possui boa tolerância à seca e necessita de pouca manutenção, sendo necessário regar apenas quando sentir que ficou muito tempo sem água. Se notar que as folhas estão murchando ou caindo durante seu crescimento, é porque está precisando de um pouco de água.

Quando estiver em crescimento, regue regularmente, para manter o solo levemente úmido, mas nunca encharcado. O encharcamento mata até a planta madura. No inverno reduza bastante, pois o solo demora a secar.

É tóxica para cães e gatos?

Alguns sites da web especificam que a Berberis thunbergii não possui efeitos tóxicos para cães e gatos. Mas, conforme especificado no site da Universidade da Califórnia, o gênero Berberis spp. é considerada levemente tóxica para humanos, causando problemas digestivos se partes da planta forem consumidas. Ela pode não estar incluída nas plantas tóxicas para cachorros e gatos, devido aos espinhos presentes em seus caules e folhas, provavelmente eles não arriscariam comer. Mas, se seu companheiro é curioso, pode ser um risco. O consumo de grandes quantidades de berberina contida na planta, pode causar problemas cardíacos. Sempre fique atento, e evite que seu companheiro coma esta planta.