Como cuidar de bordo japonês

Como cuidar de bordo japonês? A Acer palmatum, mais conhecida bordo japonês, ácer-japonês, é uma planta nativa do Japão, Coréia do Sul e China.

Dicas para cuidar de bordo japonês

A bordo japonês pode crescer de 2,4 a 9 metros de altura e se espalhar pelo mesmo tamanho. Suas folhas possuem cinco a nove lóbulos palmados, que podem aparecer na cor verde ou vermelho (ou ambos). No outono as folhas ficam com cor brilhante vermelho ou roxo, com texturas diferentes. Suas flores são pequenas e discretas, nas cores vermelhas ou roxas. Estas se tornam uma fruta chamada sâmara com 1,27 cm de comprimento.

Deve ficar em local da casa com sol pleno, seis ou mais luz direta de sol por dia, ou meia-sombra. Mas tenha cuidado, pois o excesso de luz pode danificar as folhas delicadas. E pouca luz pode deixar algumas variedades com folhas em tom esverdeado, e não o tom vermelho e roxo brilhante no outono, como é de se esperar.

Plante em vaso de cerâmica/terracota com furo no fundo, e solo fértil rico em matéria orgânica, que também seja bem drenável. Dê preferência para solos argilosos ou arenosos, mas não pode ser muito alcalino, pois preferem solo ligeiramente ácido.

Normalmente não necessita de rega, pois criam sua própria forma, ficando lindos na natureza. Mas caso queira mudar sua aparência, ou deixar mais arejada, desbaste os galhos com o tempo. Deve-se remover os brotos que crescem na base da planta, pois podem se tornar mais fortes que a seção enxertada e ultrapassá-la. Também remova galhos mortos, doentes ou danificados.

Quando as raízes ficam confinadas no vaso, pode prejudicar o crescimento superior. Se possível faça replantio para vaso de número maior. Você irá ver que está na hora de replantar quando as raízes atingirem as laterais e o fundo do vaso, ou crescerem nos orifícios de drenagem.

A bordo japonês pode ser propagada por sementes, estaquia ou enxertia. Para remover estacas corte seção de 15 a 20 cm de comprimento de um novo broto, mas ainda jovem. Você saberá pois ele estará flexível, e não lenhoso. Mantenha apenas os conjuntos superior de folhas e remova o resto. Mergulhe a ponta no hormônio enraizador e insira em um vaso de 10 a 15 cm de tamanho, com mix de plantio. Umedeça com água, não encharque! Coloque em local com luz indireta do sol e borrife água duas vezes ao dia. As raízes deverão aparecer em 3 a 4 semanas.

Não é recomendado o uso de fertilizante na bordo japonês recém-plantada, aplicando somente no final do inverno. Se estiver com folhagem saudável e solo rico em matéria orgânica, não deve precisar de adubação anual.

Como cuidar de bordo-japonês, Acer palmatum
Dicas para cuidar de bordo japonês

Quantidade de água na rega da bordo japonês

A rega deve ser bastante no plantio e depois regularmente, conforme ela for amadurecendo. Apesar de suportarem períodos de secas quando estão estabelecidos, deve-se evitar os extremos de umidade e regar regularmente durante a seca. Não deixe encharcado, senão apodrece a raiz e ela pode morrer!

No inverno reduza a rega, pois você irá reparar que a terra demora a secar. Enfie o dedo na terra para sentir a umidade. Quando a parte superior estiver seca, regue. Não pode secar no verão ou ficar encharcado no inverno.

É tóxica para cães e gatos?

Conforme encontramos em alguns sites da web, não foram reportados efeitos tóxicos na bordo japonês para cachorros e gatos. Portanto, não deverá ter problemas caso ele coma sem querer. Mas sempre fique de olho no seu companheiro, pois ele pode se engasgar.