Como cuidar de bracatinga-rósea

Como cuidar de bracatinga-rósea? A Mimosa flocculosa, que possui os sinônimos botânicos de Mimosa flocculosa sensu Bernardi; Mimosa incana sensu Chodat & Hassler; Mimosa incana var. robusta Macbride, é mais conhecida como bracatinga-rósea, bracatinga-de-campo-mourão, jurema e vassoura, e bracatinga-da-branca. Se você está pensando em cultivar esta planta, neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da bracatinga-rósea. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de bracatinga-rósea

A bracatinga-rósea é uma pequena árvore com tronco irregular e curto, que pode atingir de 1,5 a 5 metros de altura. Seu crescimento é rápido no primeiro ano de vida. Possui copa irregular, ampla e densa, com folhas verde-prateadas compostas e bipinadas, saindo aos pares de folíolos opostos. Suas flores róseas, numerosas e felpudas, aparecem em inflorescência terminal de até 30 cm de comprimento. A floração ocorre no verão, dando origem a frutos tipo vagem com até 5 sementes.

É uma planta que gosta de temperaturas entre 16ºC a 21ºC, e deve ficar em sol pleno, seis ou mais luz direta de sol por dia. Sofre danos leves em temperatura abaixo de -5ºC.

Sobrevive nos mais variados tipos de solo, podem ser rasos ou profundos, pedregosos ou encharcados, perturbados ou não. Sendo que cresce bem em solos rasos e terraplanados. Dê preferência para solo fértil, enriquecido em matéria orgânica. Não suporta solo bem drenado, tenha cuidado!

Como cuidar de bracatinga-rósea, Mimosa flocculosa
Dicas para cuidar de bracatinga-rósea

Pode ser propagada por semeadura colocando 3 a 4 sementes em cada saco, sendo que recomenda-se semear em sementeiras, e depois repicá-la em sacos de polietileno com dimensões mínimas de 14 cm de altura por 6 cm de diâmetro. A repicagem deve ser efetuada entre 1 a 2 semanas após a germinação. As mudas com 20 cm de altura podem ser podadas em viveiro.

Quantidade de água na rega da bracatinga-rósea?

A bracatinga-rósea não suporta ficar em solo bem drenado, por isso é importante ficar de olho, e fazer a rega regular para manter o solo úmido. Sempre sinta com o dedo, se notar que secou a parte superior da planta, regue.

É tóxica para cães e gatos?

Não encontramos informações sobre a toxicidade da Mimosa flocculosa, portanto tenha muito cuidado com seu cachorro ou gato. Caso ele coma alguma parte da planta e comece a passar mal, leve-o imediatamente ao veterinário.