Como cuidar de beri-silvestre

Como cuidar de beri-silvestre? A Canna limbata, mais conhecida como beri-silvestre ou birí-silvestre ou bananeirinha, é um arbusto herbáceo perene nativo do Brasil que produz bonitas flores. Está pensando em cultivá-lo em sua casa? Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da beri-silvestre, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de beri-silvestre

O beri-silvestre normalmente atinge 80 cm de altura, mas pode chegar a 1,8 metros em 2 a 5 anos, e se espalhar por 45 a 60 cm de largura, dependendo do local em que é cultivado. É uma planta rizomatosa, com folhas coriáceas e grandes (25 a 50 cm) na cor verde ou avermelhada. Suas flores, que aparecem na primavera e verão, podem ter de 5 – 7 cm de comprimento, e cores vermelha e amarela.

Deve ser cultivada em sol pleno, com seis ou mais horas de sol por dia. É uma planta que gosta de bastante luz solar. Evite deixar a planta em local com vento muito forte.

Plante em vaso bem drenável utilizando solo arenoso rico em matéria orgânica (humus), para ter uma boa drenagem. Quem quiser pode adicionar um pouco de musgo sphagnum e pedras no fundo do vaso para melhorar a drenagem. Também pode ser plantada em vasos de xaxim.

Como cuidar de beri-silvestre, Canna limbata
Dicas para cuidar de beri-silvestre

Pode ser multiplicada por sementes ou divisão de rizoma da planta. Se for cultivada em vaso, pode ser necessário realizar a divisão dos aglomerados anualmente, pois ela cresce e se aglomera bem. Para replantar, limpe a planta removendo restos de terra do substrato anterior.

Não costuma ser necessário podar, mas você pode remover flores mortas, para incentivar a floração.

Quantidade de água na rega da beri-silvestre

A birí-silvestre ama água, aparecendo em locais alagados, por isso muitas pessoas acham que ela é uma planta aquática, mas ela não sobrevive submersa em jardins aquáticos.

Portanto, a rega deverá ser feita constantemente para manter o solo úmido. Dê preferência para deixá-la em local úmido. No inverno reduza a rega, pois ela demorará bastante para secar.

É tóxica para cães e gatos?

Não conseguimos encontrar informações específicas sobre a toxicidade da Canna limbata. Mas conforme especificado no site da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, as plantas da família Cannaceae (canáceas) não possuem princípios tóxicos para cachorros e gatos, portanto, não deve causar problemas para seu companheiro. Evite que ele coma, pois sempre pode se engasgar.