Como cuidar de botão-de-ouro

Como cuidar de botão-de-ouro? A Unxia kubitzkii, mais conhecida como botão-de-ouro, é uma planta perene da família das margaridas, nativa do Brasil. Está pensando em cultivá-la na sua casa? Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da botão de ouro, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de botão-de-ouro

Como cuidar de botão-de-ouro, Unxia kubitzkii
Dicas para cuidar de botão-de-ouro

A botão-de-ouro pode atingir até 40 cm de altura e tem uma folhagem bonita na cor verde-clara, com folhas compactas e bordas recortadas. Suas flores são pequenas na cor amarelo-limão com centro amarelo-ouro, por isso o nome. Elas aparecem em hastes solitárias durante o ano todo, mas se intensificam na primavera e verão. Por ser compacta, pode ser usada em canteiros ou bordaduras de jardim.

Sobrevivem na maioria das temperaturas, mas não toleram temperaturas muito baixas. Deve ficar em local com sol pleno, com seis ou mais horas de luz direta de sol por dia.

Deve ser plantado em vaso bem drenável utilizando solo fértil, rico em matéria orgânica.

Pode ser propagada por estaquia ou semente, sendo que se propaga espontaneamente onde for plantada, devido à queda das sementes. Sua germinação acontece em 12 a 18 dias.

É recomendada a adubação a cada seis meses com fertilizante orgânico ou fertilizante NPK líquido (4-14-8), para ajudar na floração.

Quantidade de água para a botão-de-ouro

A rega deve ser feita regularmente, para manter úmida, mas nunca encharcada. O encharcamento pode apodrecer as raízes, portanto sempre verifique se já secou a parte superior do solo, para regar novamente. Você pode analisar enfiando o dedo na terra e sentindo a umidade.

É tóxica para cachorros e gatos?

Não conseguimos encontrar informações específicas pela toxicidade Unxia kubitzkii, portanto é preciso ter cuidado para que seu cão ou gato não coma a planta. Caso ele coma e comece a passar mal, ou esteja notando que a planta está comida e seu companheiro tem se comportado estranho, procure o veterinário.