Como cuidar de beldroega

Como cuidar de beldroega? A Portulaca oleracea, é mais conhecida como beldroega, beldroega comum, baldroega, berdolaca, bredo-de-porco, maria-gorda, caaponga e até onze-horas (mas não é a mesma que a onze-horas ornamental, que não é comestível). É uma planta herbácea anual considerada um alimento não convencional e possui valor medicinal. Está pensando em cultivar está planta? Neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de beldroega

A beldroga é uma suculenta que pode atingir 40 cm de altura e se espalhar por 20 cm de largura. Possui crescimento rápido, formando tapete de caules avermelhados, lisos e ramificados, com folhas verdes brilhantes, suculentas, ovais a espatuladas.

Como cuidar de beldroega, Portulaca oleracea
Dicas para cuidar de beldroega

Suas flores axilares são pequenas, amarelas, com cinco pétalas em forma de coração, que podem aparecer em qualquer época do ano, e abrem apenas brevemente nas primeiras horas da manhã. Existem versões nas cores vermelha, laranja, rosa, branca e mesclada. Produz um fruto com numerosas sementes pretas em uma pequena vagem. Quando a semente amadurece, a cápsula se abre, liberando a semente na terra.

Deve ficar em local da casa com sol pleno, seis ou mais horas de luz direta de sol por dia. Mas também sobrevive em meia-sombra. A falta de sol prejudica o crescimento e pode até matá-la. Gosta de temperaturas entre 15 e 28ºC. Se não estiver florescendo, pode ser falta de sol.

Coloque em vaso bem drenável, com solo bem drenável rico em matéria orgânica. Dê preferência para solo arenoso, você pode utilizar mix de plantio com perlita ou algo parecido.

Não costuma necessitar de poda, a não ser que queira manter algum tamanho específico.

Pode ser propagada por sementes ou estacas do ramo (de 5 a 10 cm), sendo que a propagação por sementes é mais fácil e comum, pois ela mesma libera as sementes na terra.

Quantidade de água na rega da beldroega

A rega deve ser feita regularmente, mas é uma planta tolerante à seca. Portanto, regue sempre que sentir que o solo secou por completo, pode dar uma espaçada entre uma rega e outra. Sinta colocando o dedo na terra. Regue para ficar úmido, mas nunca a deixe encharcada, pois irá apodrecer as raízes.

No inverno reduza bastante esta rega, pois irá demorar para secar.

É tóxica para cães e gatos?

Conforme especificado no site da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, a Portulaca oleracea possui princípio tóxico oxalato de cálcio, que pode causar insuficiência renal, tremores e salivação, em cachorros e gatos. Portanto, evite que seu companheiro coma, deixe em local que ele não consiga pegar.