Como cuidar de borboletinha

Como cuidar de borboletinha ou orquídea-de-pobre? A Schizanthus pinnatus, mais conhecida como borboletinha ou orquídea-de-pobre no Brasil, é uma planta anual nativa do Chile, que produz flores muito bonitas. Se você está pensando em cultivá-la, neste post explicamos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água para a orquídea-de-pobre. Será que são tóxicas para cães e gatos?

Dicas para cuidar de borboletinha

A borboletinha pode atingir de 0,1 a 0,5 metros de altura e espalhar por 0,1 a 0,5 metros de largura. Leva um ano para atingir sua altura máxima. As folhas verde-clara são delicadas, parecidas com folhas de samambaias. Suas flores, muito parecidas com orquídeas, mas não são orquídeas verdadeiras, aparecem na primavera. São flores pequenas, com pétalas recortadas e podem ter cor em tons de branco, rosa, vermelho, laranja ou roxo, geralmente com manchas de cores contrastantes.

Deve ficar em local da casa com sol pleno, seis ou mais luz direta de sol por dia, ou em sombra parcial. Não gosta do clima muito frio e muito úmido.

Pode ser plantada em vaso ou jardineiras bem drenáveis com solo rico em matéria orgânica que seja bem drenável. Dê preferência para solo humífero com areia ou calcário.

A propagação pode ser feita por sementes, germinadas no outono ou inverno. Transplante as mudas deixando espaço de 25 cm entre as plantas.

Já a poda pode ser feita por pinçamento de plantas jovens (brotos), para estimular crescimento mais compacto/espesso. É uma técnica muito usada no bonsai, para manter o tamanho da planta. As hastes com flores podem precisar de suporte para não dobrar. Também é importante remover flores mortas, para estender o período de floração.

Como cuidar de borboletinha, Schizanthus pinnatus
Dicas para cuidar de borboletinha

Quantidade de água na rega da borboletinha

A rega da borboletinha/orquídea-de-pobre deve ser feita regularmente, para manter umedecida, mas nunca encharcada. O encharcamento pode matar a planta, pois apodrece a raiz. Reduza bastante a rega no inverno, pois você vai notar que demorará a secar o solo. Sempre coloque o dedo na terra, para sentir se secou, só assim regue.

É tóxica para cachorros e gatos?

Não conseguimos encontrar informações sobre a toxicidade da Schizanthus pinnatus para cães e gatos. Portanto, tenha cuidado com seu companheiro. Caso ele coma e comece a passar mal, leve-o ao veterinário.