Como cuidar de brilhantina

Como cuidar de brilhantina? A Pilea microphylla, mais conhecida como brilhantina, folha-artilheira (artillery plant) e folha-gorda, é uma planta suculenta nativa da América Central, América do Norte e outras regiões tropicais e subtropicais no mundo, menos Austrália e Nova Zelândia. Está considerando cultivá-la? Neste post explicamos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de brilhantina

A brilhantina pode atingir de 10 a 30 cm de altura, e possui várias minúsculas folhas verde-limão em hastes curtas e arqueadas, que dá uma aparência de samambaia, e forma aglomerados com até 60 cm de largura. Suas flores suculentas são muito bonitas e brilhantes. Possui flores muito pequenas na cor verde, que não chamam atenção. Sua beleza está nas folhas.

Deve ficar em local da casa com meia sombra, duas a quatro horas de luz direta do sol por dia, ou sol pleno. É uma planta de fácil cuidado, sendo ótimas opções para inexperientes.

O substrato deve ser rico em matéria orgânica, que seja bem drenável. O solo encharcado apodrece a raiz, por isso a importância do substrato e vaso bem drenáveis. Mix de plantio que contenha turfa com perlita, pode ser uma boa opção.

Como cuidar de brilhantina
Dicas para cuidar de brilhantina

Pode remover pontas de novos crescimentos para estimular a planta a ficar mais compacta e espessa. Mas suas folhas inferiores caem naturalmente com a idade.

Pode ser propagada por estacas ou divisão de touceiras. As estacas podem ser retiradas quando as folhas inferiores começam a cair.

Quantidade de água na rega da brilhantina

É uma planta moderadamente tolerante à seca. Portanto, a rega deve ser feita regularmente, quando notar que a parte superior do solo secou. Você pode sentir enfiando o dedo na terra. Se onde você mora for muito quente, provavelmente irá secar em alguns dias, fique de olho.

Cuidado com o excesso de rega, pois pode matar a raiz.

É tóxica para cachorros e gatos?

Conforme especificado no site da Associação Americana de Prevenção de Crueldade contra os Animais, esta planta não é tóxica para cachorros e gatos.