Como cuidar de orquídea pastoral

Como cuidar de orquídea pastoral? A Brassocattleya Pastoral, mais conhecida como orquídea pastoral e outros nomes Brassocattleya Pastoral ‘Innocence’, Brassocattleya Pastoral ‘Aniel Carnier’, Brassocattleya Pastoral ‘Ave Maria’ e Brassocattleya Pastoral ‘Pink Pearl’. Está pensando em cultivar esta planta? Neste post trazemos algumas dicas sobre seu cultivo, e outros detalhes.

Dicas para cuidar de orquídea pastoral

A Brassocattleya Pastoral é um híbrido de orquídea desenvolvida por Rolf Altenburg em 1961 na Florália Orquidários Reunidos em Niterói, estado do Rio de Janeiro. Ela é um cruzamento entre as espécies C. Mademoiselle Louise Pauwels x Rlc. Déesse e seu nome foi dado em homenagem à Sinfonia Pastoral de Bethoven.

É uma planta que pode atingir a altura de 10 a 30 cm de altura. Suas flores possuem 15 a 20 cm de diâmetro e podem durar até 30 dias. As flores da Brassocattleya Pastoral ‘Innocence’, cultivar mostrada na imagem, possuem pétalas e sépalas brancas, com pequena mácula púrpura no centro do labelo branco. E interior do tubo amarelo. Essas flores aparecem no outono/inverno.

Ela precisa de bastante luz, mas tem que ser luz difusa, deixe em local com bastante luz solar mas nunca luz direta do sol. Como é uma planta epífita, se desenvolve sobre outras plantas, pega pouca luz direta do sol na mata.

Como cuidar de orquídea pastoral
Dicas para cuidar de orquídea pastoral

Deve ser plantada em substrato bem drenável, dê preferência para substratos com pinus ou algo parecido (casca de madeira, carvão vegetals, chips de coco, pedrinhas). Quem preferir pode comprar diretos os substratos próprios para orquídeas.

Pode ser propagada por divisão da planta, retire mudas deixando cada planta com 4 pseudobulbos saudáveis, que estejam unidos pelo rizoma.

Quem quiser pode utilizar semanalmente adubação foliar com NPK 20-20-20 diluído.

Quantidade de água na rega da pastoral

A rega desta orquídea deve ser realizada em dias alternados, sempre verificando se o substrato secou. Não regue demais, pois se ficar encharcado pode apodrecer as raízes da planta!

É tóxica para cães e gatos?

Normalmente as orquídeas não possuem princípios tóxicos para cachorros e gatos, mas não conseguimos encontrar informações específicas sobre Brassocattleya Pastoral. Portanto, sempre tenha cuidado com seu companheiro, se notar que ele comeu alguma parte da planta e está se comportando estranho, leve-o ao veterinário.