Como cuidar de brinco-de-índio

Como cuidar de brinco-de-índio? A Cojoba arborea ou Pithecolobium arboreum, é mais conhecida como brinco-de-índio, cojoba e siraricito, é uma árvore perene da família das leguminosas, nativa da América Central. Está considerando cultivar esta planta onde você mora? Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da brinco-de-índio, seu tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de brinco-de-índio

A brinco-de-índio pode atingir até 35 metros de altura, mas a maioria fica em torno de 9 metros. Ela cresce em tronco único vertical, ramificado, retorcido e escamoso, com 50 cm de diâmetro e uma copa extensa e aberta, de folhas verdes brilhantes, finamente bipinadas e alternas. Suas flores brancas aparecem na primavera em longos estames, parecidos com pequenos pompons. Já os frutos vermelhos e carnudos, aparecem em vagens recurvadas pendulares, e possuem cerca de 15 cm de comprimento, carregando até 8 sementes pretas brilhantes. É apreciada pela beleza de seus frutos e não das flores.

Deve ficar em sol pleno, com seis ou mais horas de luz direta de sol, mas sobrevive em meia sombra. Não suporta geada. Gosta de solo enriquecido em matéria orgânica, que seja profundo.

Pode ser propagada por sementes colhidas dos frutos maduros, e costuma germinar dentro de 2 a 3 semanas. O substrato para germinação precisa ser fértil e mantido úmido. As mudas com 5 meses devem ser transplantadas em época de chuvas.

Quantidade de água na rega da brinco-de-índio

Como cuidar de brinco-de-índio
Dicas para cuidar de brinco-de-índio

A Cojoba arborea não suporta ficar muito tempo sem água, tem baixa tolerância à seca. Portanto, precisa de constante irrigação e umidade. Essas árvores costumam ficar próximas a riachos, lagos, lagoas e nascentes.

É tóxica para cães e gatos?

Não conseguimos encontrar informações sobre a toxicidade da brinco-de-índio, parece que suas sementes possuem propriedades alucinógenas. Portanto, caso tenha cachorros e gatos, tenha cuidado e preste atenção caso ele passe mal depois de comer a planta. Qualquer coisa errada, leve-o imediatamente ao veterinário.