Como cuidar de brinco-de-princesa? A Fuchsia hybrida, mais conhecida como brinco-de-princesa, fúcsia, lágrima ou agrado, é uma planta anual nativa da América do Sul. Faz muito sucesso devido à beleza das suas flores, que podem ser cor vermelho, rosa, violeta, azul e branco e combinações diferentes. Se você está pensando em cultivar esta planta, neste post trazemos algumas dicas sobre seu cultivo, qual tipo de solo usar, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?
Dicas para cuidar de brinco-de-princesa
A brinco-de-princesa pode atingir de 0,4 a 1,2 metros de altura, possui caule macio e fica agrupada em arbustos, podendo ser cultivada em vasos suspensos devido à sua ramagem pendente, para as flores ficarem penduradas pelas laterais. Suas flores pendentes possuem formato de lágrima, daí vem o outro nome pelo qual é conhecida.
Deve ser cultivada em local com meia sombra, duas ou quatro horas de luz direta de sol por dia. Mas sobrevive no sol pleno. Sendo que é uma planta que aprecia o clima frio, por isso tão famosa no sul do Brasil. Se não houver luz suficiente, mesmo que indireta, ela não irá florescer. Não esqueça de rotacionar a planta, para pegar luz por todos os lados.
Coloque em vaso bem drenável com furo no fundo, e utilize substrato fértil enriquecido em matéria orgânica, que seja bem drenado. Pode ser mix de plantio que contenha turfa, perlita etc.
A poda deve ser feita regularmente, para mantê-la florescendo e para dar formato, remova flores e folhas mortas. Não fique movendo a planta de lugar durante a floração e formação de botões, pois os botões e flores podem cair sozinhos. Mas o replantio só deve ser feito quando notar que ela está muito comprimida no vaso, ela é uma planta que floresce melhor quando ligada ao vaso. Nunca faça replantio quando estiver com flor, pode encurtar o período de floração!
Pode ser propagada por estacas ou semente, sendo que por estacas a propagação é mais simples. Corte estacas de 10 a 12 cm de comprimento, remova folhas inferiores próximas ao corte. Mergulha em fertilizante enraizador e coloque em substrato úmido, próprio para mudas. Deixe em local quente e com bastante luz, mantendo o solo úmido. Quando notar o enraizamento, passe para vaso maior.
Durante o crescimento, pode utilizar fertilizante balanceado e diluído em água a cada três semanas. No inverno evite fertilizar, pois ela cresce pouco.
Quantidade de água na rega da brinco-de-princesa
A rega deve ser feita em quantidade maior durante o crescimento, quando estiver estabelecida regue sempre que notar que 5 cm da parte superior do solo secou. Verifique enfiando o dedo na terra. Assim você mantém o solo úmido, mas não encharcado.
No inverno reduza bem a rega, pois demora a secar, mas não deixe o solo secar por completo! Se ficar água acumulada no fundo do vaso, apodrece a raiz. Ela tem um período de descanso de 6 a 8 semanas.
Não necessita de mais umidade que o normal, exceto se você mora em local com temperatura alta demais e muito seco.
Problemas comuns ao cuidar da brinco-de-princesa
Pode ocorrer queda de botões de flores na fúcsia. Esse problema pode ser causado por rega incorreta, falta de água ou excesso, pouca luz ou até temperatura muito alta. Verifique conforme o que estiver fazendo. É importante que o solo fique úmido durante o crescimento, mas nunca em excesso. No frio reduza bastante a rega, ele deve ficar levemente úmido. Se for devido à falta de luz, deixe a planta em luz brilhante mas evite luz direta do sol.
Outro problema que pode ocorrer é queda de folhas inferiores, que pode ser causada por falta de água ou falta de luz. Verifique de acordo com o que estiver fazendo e modifique.
Se a floração estiver fraca pode ser necessário utilizar fertilizante. A rega inadequada e falta de luz também podem fazer ela florescer pouco.
Se as folhas da fúcsia estiverem manchadas marrom com bordas amareladas, pode ser excesso de água durante o inverno. Reduza a rega, o solo tem que ficar ligeiramente úmido.
É tóxica para cães e gatos?
Conforme especificado em alguns sites, a brinco-de-princesa não possui propriedades tóxicas para cachorros e gatos. Mas é importante não esquecer que seu companheiro pode engasgar comendo plantas, portanto sempre tenha cuidado.