Como cuidar dos dentes para ter um sorriso bonito e sem cáries

Como cuidar dos dentes para ter um sorriso bonito e sem cáries? Cuidar da saúde bucal é essencial para ter um sorriso saudável, bonito e principalmente, longe das cáries. Além de prevenir doenças periodontais, ao cuidar dos dentes você evita o mau hálito, manchas nos dentes e também as cáries. Sendo assim, iremos trazer neste artigo uma série de dicas para manter uma boa higiene bucal e manter o seu sorriso e o dos seus familiares sempre bonito.

Dicas de como cuidar dos dentes para ter um sorriso bonito e sem cáries

Veja o que pode fazer para melhorar ainda mais a saúde dos seus dentes:

Escovação

Como cuidar dos dentes para ter um sorriso bonito e sem cáries.

O primeiro passo para ter uma boa higiene bucal é ter uma boa escovação. Recomenda-se escovar os dentes ao mínimo duas vezes por dia, principalmente após as refeições. Tente utilizar uma escova de cerdas macinas e cabeça pequena, para ter condições de alcançar todos os cantos da boca. Faça movimentos suaves, bem como circulares, sem pressionar demais a escova contra os dentes e gengivas. Força exagerada não é sinal de boa escovação. Além disso, não se esqueça também de escovar a língua, para eliminar as bactérias responsáveis pelo mau hálito.

Faça uso do fio dental

O fio dental é indispensável para remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana que se acumulam entre os dentes. O fio dental deve ser utilizado diariamente, de preferência antes do processo de escovação. Passe o fio dental entre os dentes, com todo o cuidado para não machucar a gengiva, fazendo movimentos suaves de vai e vem. Sempre utilize uma parte nova do fio dental para cada dente.

como manter os dentes saudáveis com fio dental

O enxaguante bucal é importante

O enxaguante bucal é um complemento importante para a higiene bucal, mas não substitui a escovação e o uso do fio dental. Ele ajuda a eliminar as bactérias e reduzir o mau hálito, além de fortalecer o esmalte dos dentes. São diversos os tipos de enxaguantes bucais disponíveis no mercado, escolha o que melhor atende suas necessidades.

Cuide da alimentação

Engana-se quem pensa que a alimentação não interfere na saúde bucal. O ideal é evitar o consumo excessivo de alimentos açucarados e ácidos, que podem causar, além das caries, o desgaste do esmalte dos dentes. Procure ingerir mais alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes e verduras, que ajudam a limpar os dentes e também estimulam a produção de saliva, importante para reduzir os ácidos na boca.

Não se esqueça das suas consultas regulares ao dentista

Em suma, as consultas regulares ao dentista também são essenciais para cuidar dos dentes, manter seu sorriso bonito e longe das cáries. O recomendado é que as consultas sejam realizadas pelo menos a cada seis meses, ou ainda, na frequência que for indicada pelo seu dentista de confiança. O profissional pode encontrar problemas na boca que ainda não apresentam sintomas, como as cáries e as doenças periodontais, podendo assim realizar o tratamento adequado antes que o problema se torne mais grave. Além disso, o dentista ainda pode lhe orientar sobre a melhor forma de escovação, uso do fio dental e a escolha do enxaguante bucal.

Outras dicas que podem lhe ajudar a cuidar dos dentes e mantê-los saudáveis:

Dicas para manter os dentes saudáveis
  • Utilizar escovas de dentes elétricas: São excelentes opções para remover a placa bacteriana e garantir uma limpeza mais profunda;
  • Evite o consumo de cigarros, bebicas alcóolicas e café em excesso: Os cigarros provocam grandes danos aos dentes;
  • Use protetor bucal em atividades físicas. Embora a atividade física seja excelente para a sua saúde, os protetores bucais ajudam a proteger os dentes de impactos e lesões durante as atividades de contato, como lutas e esportes coletivos;
  • Procure escovar sempre os dentes após consumir alimentos ácidos, como frutas cítricas e refrigerantes, que podem enfraquecer o esmalte dos dentes;
  • Mantenha sempre o corpo hidratado, uma vez que a hidratação colabora para a produção de saliva, que ajuda a neutralizar os ácidos da boa e prevenir cáries e doenças da gengiva. Não deixe de beber água ao logo do dia.

Conclusão

Cuidar dos dentes para mantê-los saudáveis e longe das cáries é mais fácil do que se imagina. No entanto, são necessários alguns cuidados como visitas regulares ao dentista, uso de fio dental, uma escovação correta e também uma alimentação balanceada. Ao seguir a maioria destas dicas, é bem provável que tenha sempre dentes saudáveis e bonitos.