Como cuidar de amarelinha

Como cuidar de amarelinha? A Thunbergia alata, mais conhecida como amarelinha, cipó-africano, jasmim-da-itália, jasmim-sombra, erva-cabrita e outros no Brasil ou em inglês Black-Eyed Susan Vine (cipó suzana-dos-olhos-negros), é uma trepadeira perene muito cultivada como anual, nativa da África Oriental. Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da amarelinha, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de amarelinha

A trepadeira amarelinha possui crescimento moderado, pode atingir até 2,5 m de altura (em um ou dois anos) e se espalha por 50 cm a 100 cm. Suas folhas verdes podem ter forma de seta/lança ou de coração. Suas flores são amarelas com cinco pétalas sobrepostas rodeando um tubo central de cor marrom-púrpura. Mas existem outras variedades nas cores laranja, creme, vermelha, branca e rosa.

Prefere ficar em sol pleno, pelo menos seis horas de luz direta do sol por dia, mas tolera sombra parcial. Mas na sombra parcial sua floração irá reduzir.

Pode ser plantada em vaso pendurado ou subindo em paredes e canteiros. Coloque grade de metal para ela subir. Tenha atenção pois quando cultivada dentro de casa podem aparecer ácaros e moscas brancas.

Aceita a maioria dos tipos de solo, não tendo preferência, desde que seja bem drenável e rico em matéria orgânica. Pode ser mistura de plantio que contenha calcário ou argila.

Como cuidar de amarelinha
Dicas para cuidar de amarelinha

Pode ser propagada por sementes, mas é possível propagar por estaquia, só que a planta não fica tão vigorosa como ficaria por semente.

Quando cultivada em vaso, o uso de fertilizante com fósforo e potássio é recomendado a cada 21 dias enquanto estiver em floração.

Quantidade de água na rega da amarelinha

Elas não gostam de ficar encharcadas, por isso é importante um vaso e solo bem drenável. Mas também não pode deixar seca por completo. Regue de maneira que mantenha o solo levemente úmido.

Não costuma precisar de umidade especial, a não ser que onde você more seja seco demais. Mantenha sempre o solo úmido.

Amarelinha é tóxica para cães e gatos?

Não conseguimos encontrar informação exata para cachorros e gatos. Mas por não existir informação não quer dizer que não possa causar mal. Tenha cuidado e evite que seu companheiro coma ou se esfregue, pois pode causar dermatite ou algum outro problema estomacal.