Como cuidar de beijo-de-frade

Como cuidar de beijo-de-frade? A Impatiens balsamina é mais conhecida como beijo-de-frade, balsamina, ciúmes, melindres e alguns outros nomes também usados para outras espécies de plantas. É uma planta anual herbácea nativa da Ásia. Se você está pensando em cultivar esta planta, neste post trazemos algumas dicas que poderão ajudar. Também explicamos se ela é tóxica para cães e gatos.

Dicas para cuidar de beijo-de-frade

A beijo-de-frade pode atingir de 20 a 75 cm de altura e se espalhar por até 45 cm de largura. Ela cresce em caules suculentos verticais forrados com folhas verde-claras em forma de lança com bordas serrilhadas, de 4 a 12 cm de comprimento. Produz flores de 7 cm de diâmetro, que começam na primavera e persistem durante todo ano. Elas podem ter cor vermelha, alaranjada, roxa, branca e rosa, inclusive bicolores. Produz pequenos frutos parecidos com cápsulas, que estouram quando toca neles.

Ela deve ficar em local com sol pleno, seis ou mais horas de sol por dia, ou então em meia-sombra. Evite deixar no sol forte da tarde, pois pode escurecer sua folhagem. Se ficar muito na sombra, não irá produzir tantas flores. Ela não suporta o frio em excesso.

Deve ser plantada em vaso bem drenável com furo no fundo, utilizando solo rico em matéria orgânica, que também seja bem drenável. Dê preferência para solo argiloso ou arenoso, para aumentar a drenagem.

A poda é recomendada caso deseje crescimento mais forte e completo. Quando está com 25 cm de altura, você pode remover brotos na parte superior dos galhos. Além disso, a remoção das flores gastas pode ajudar a evitar a propagação indefinida da planta. Essa remoção deve ser realizada antes que as vagens de sementes amadureçam e se abram ao toque.

Como cuidar de beijo-de-frade, Impatiens balsamina
Dicas para cuidar de beijo-de-frade

Ela costuma se propagar sozinha, devido às sementes que caem automaticamente dos frutos. Quando cultivada no jardim, se espalha indefinidamente. Vão nascer mudas que você poderá passar para outros vasos que quiser. Também pode ser propagada por estaquia, mas as plantas mais bonitas costumam ser de sementes.

A adubação poderá ser necessária na época do crescimento, utilize algum adubo de liberação lenta. Para floração saudável, é recomendado aplicação de um pouco de composto na hora do plantio.

Quantidade de água na rega da beijo-de-frade

A rega deve ser feita para manter o solo regularmente úmido na época do crescimento. É uma planta que não tolera bem a seca, podendo inclusive não florescer. Quando estiver adulta, regue sempre que sentir a parte superior do solo seca. Enfie o dedo uns 2,5 cm a 5 cm de profundidade, se secou, regue.

No inverno reduza esta rega, pois ela irá demorar a secar. Nunca deixe a planta encharcada.

A beijo-de-frade é tóxica para cães e gatos?

Conforme especificado no site da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, as Impatiens spp. não possuem princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mas é sempre importante ficar atento e evitar, para seu companheiro não ficar engasgado se comer a planta.