Como cuidar de um terçol: Tratamento correto e cuidados mais importantes

Como cuidar de um terçol? Um terçol, também conhecido como hordéolo, é uma condição ocular comum e desconfortável, causada por uma infecção ou inflamação das glândulas sebáceas na borda da pálpebra.

Como fazer para cuidar de um terçol

Se você está enfrentando um terçol, não precisa se preocupar. Neste post, vamos mostrar o tratamento adequado e os cuidados essenciais para lhe ajudar a lidar com essa condição de forma eficiente.

Como cuidar de um terçol

Faça compressas mornas para acelerar a cicatrização

A aplicação de compressas mornas é um dos tratamentos mais eficazes para aliviar os sintomas de um terçol. O calor úmido ajuda a aumentar a circulação sanguínea na área afetada, acelerando o processo de cicatrização e promovendo o alívio da dor e inchaço. Para fazer uma compressa morna, faça o seguinte:

  1. Molhe uma toalha limpa em água morna, mas fique atento para que a água não esteja muito quente e acabe causando uma queimadura;
  2. Aplique suavemente a toalha morna na área do terçol;
  3. Mantenha a compressa morna no local por cerca de 5 a 10 minutos;
  4. Repita esse processo várias vezes ao dia, sempre usando uma toalha limpa para evitar a propagação de bactérias.

Jamais tente espremer ou apertar o terçol!

É compreensível que você possa sentir vontade de espremer ou apertar o terçol para aliviar a dor ou drenar o pus. No entanto, isso é altamente desaconselhável. Espremer ou apertar o terçol pode piorar a infecção, causar complicações e até mesmo espalhar a infecção para outras áreas ao redor dos olhos, o que extremamente perigoso e pode causar doenças graves. É melhor deixar o terçol seguir seu curso natural de cura.

Manter a higiene dos olhos em dia é fundamental. Tenha ainda mais atenção nas épocas de crise

Manter uma higiene ocular adequada é essencial para prevenir e tratar terçóis. Algumas atitudes que pode tomar para melhorar a higiene dos olhos são as seguintes:

  1. Lave cuidadosamente as pálpebras com água morna e sabão neutro para remover sujeira, oleosidade e maquiagem. Certifique-se de enxaguar bem para evitar qualquer resíduo de sabão que possa irritar os olhos;
  2. Evite tocar os olhos com as mãos sujas, pois isso pode introduzir bactérias e piorar a infecção. Se precisar coçar ou esfregar os olhos, lave as mãos minuciosamente antes;
  3. Evite compartilhar toalhas, lenços ou outros objetos pessoais com outras pessoas. Isso ajuda a prevenir a propagação de bactérias e infecções.

Evite usar qualquer tipo de maquiagem enquanto estiver com terçol

Para cuidar de um terçol, o ideal é que fique durante este período sem utilizar qualquer tipo de maquiagem nos olhos. Produtos como delineadores, máscaras de cílios e sombras podem obstruir as glândulas sebáceas e agravar a condição. Da mesma forma, a remoção da maquiagem pode irritar ainda mais a área afetada. Dê uma pausa na maquiagem até que o terçol desapareça completamente.

Como cuidar de um terçol corretamente

Se o problema persistir, não deixe de procurar ajuda médica

Na maioria dos casos, um terçol desaparece por conta própria dentro de uma ou duas semanas com os cuidados adequados em casa. No entanto, se os sintomas persistirem por mais tempo, se houver um aumento significativo no inchaço ou se a visão for afetada, é essencial procurar um médico para obter uma orientação mais direcionada.

Um médico poderá avaliar sua condição, determinar a melhor abordagem de tratamento e, se necessário, prescrever medicamentos tópicos ou orais para acelerar a cicatrização.

Cuidar de um terçol requer um pouco de paciência e cuidados adequados. A aplicação de compressas mornas e a prática de uma boa higiene ocular, já ajudam bastante a acelerar a cicatrização e o processo de cura. Lembre-se de que cada pessoa é única, e o tempo de recuperação pode variar. Se necessário, consulte um médico para uma avaliação adequada.