Como cuidar de alianças

Como cuidar de alianças? O que se deve fazer e não fazer para conservar o anel de noivado, para que ele não perca o brilho ou arranhe? Pode tomar banho com a aliança no dedo? Pode dormir com ela? Responderemos as dúvidas mais comuns neste post, para você tentar manter sua aliança sempre bonita.

Como cuidar de alianças

Aliança com diamante e outras pedras

Se a aliança for com gema no meio evite tocar na pedra a todo custo! O diamante e outras pedras preciosas atraem poeiras, sujeiras e óleos do corpo, como se fosse um ímã.

Caso precise remover a aliança, passe os dedos em volta do anel, em ambos os lados, para assim não tocar na pedra. Se a pedra começar a ficar embassada, pode ser que tenha sujeira por baixo dela, para limpar será preciso levar no joalheiro de confiança.

Mantenha as alianças limpas

É muito importante limpar o anel regularmente, mas não utilize produtos abrasivos pois poderão estragar a jóia. Em casa utilize apenas sabão neutro e água, inclusive para anéis com diamante. Para sujeiras pesadas leve no especialista.

Como cuidar de alianças?
Como cuidar de alianças? Conservar para não ficar feia

Remova se for fazer limpeza na casa ou for trabalhar no jardim

Se for fazer limpeza na casa com produtos como água sanitária, cloro ou outro produto de limpeza abrasivo, remova a aliança antes! Pois estes produtos podem causar marcas feias no anel e destruir pedras preciosas.

Além disso você pode bater com o anel nos locais causando marcas feias, até o diamante pode sofrer danos se bater. Dependendo do anel, até para lavar louças não é recomendado ficar, a não ser que seja ouro ou prata maciça.

Deixe pratinho próprio para você colocar o anel na cozinha, ao lado da cama, em todos os locais que você costuma tirar o anel, assim não corre o risco de perdê-lo.

Preciso remover para tomar banho ou para dormir?

Se o anel não costuma incomodar e se for de ouro ou prata maciça, normalmente não é necessário tirar nunca, desde que você mantenha o local limpo. E também no caso de trabalhar com produtos abrasivos. Mas tenha cuidado para o anel não cair pelo ralo, pois com o sabão ele sai com mais facilidade do dedo.

Estes tipos de materiais não costumam causar alergia, mas se a pessoa está sentindo coceiras ou está ficando com o local da aliança vermelho, não é recomendada a exposição prolongada, pois podem aparecer bolhas.

Caso o anel seja bijuteria, os dermatologistas recomendam a remoção na hora do banho e para dormir. A não ser que você não tenha nenhuma reação com a bijuteria. Mantenha sempre limpa!

Faça avaliações regulares com joalheiro

É importante marcar manutenção do anel com o joalheiro, principalmente se for aliança com gema, assim ele irá verificar se tem alguma rachadura ou se a pedra está ficando solta.

Se for ouro branco 14K ele pode ficar com aparência de desgaste com o tempo, pois ao riscar a superfície, acaba removendo ouro branco desse arranhão. Levando ao joalheiro, ele pode dar um banho de ródio para revitalizar a aliança.