Como cuidar de beijo-pintado

Como cuidar de beijo-pintado? A Impatiens hawkeri, mais conhecida como beijo-pintado ou impatiens de Nova Guiné (em inglês), é uma planta perene nativa de Nova Guiné na África. Está ponderando em cultivar dentro de casa esta planta de belíssimas flores? Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da beijo-pintado, qual tipo de solo utilizar, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de beijo-pintado

A beijo-pintado é prima das impatiens comuns, mais conhecidas como marias-sem-vergonha. Elas formam grupos de folhagem com flores coloridas, sendo muito bonitas em vasos, podendo atingir de 30 a 45 cm de altura e espalhar por 15 a 22 cm de largura. Suas folhas são verde-escuras, bordô e pontiagudas, com caule suculento. As flores grandes com cinco pétalas, podem ter cor rosa, laranja, vermelha, branca ou roxa.

Elas gostam do sol da manhã e sombra de tarde, sendo recomendado o cultivo em meia-sombra ou luz difusa. Se o sol estiver muito forte e temperatura alta, elas precisarão de bastante água e poderão não florescer. Além disso, o sol forte queima suas flores.

Coloque em vaso com furo no fundo, para ficar bem drenado, e plante solo fértil rico em matéria orgânica, que seja bem drenado. Ele deve reter a umidade por tempo suficiente para que as raízes absorvam. É uma boa idéia fazer uma camada fina de pedrinhas no fundo, antes da terra, para aumentar a drenagem.

Como cuidar de beijo-pintado, Impatiens hawkeri
Dicas para cuidar de beijo-pintado

A poda pode ser realizada no verão para manter o formato desejado e para aumentar as flores. Para realizar a poda, corte as flores tirando parte do caule até o primeiro conjunto de folhas. Nunca corte mais do que 15 cm de comprimento. Se as flores estiverem cheias e sem buracos, não precisa podar!

A propagação pode ser realizada por semente ou estaquia. Para cortar estacas passe álcool na tesoura de jardim, para desinfetá-la. Selecione caules grandes que tenha 10 a 15 cm abaixo da flor. Retire as folhas da parte inferior da estaca, deixando apenas duas folhas superiores. Coloque em um copo de água, com a parte cortada dentro da água. Deixe em uma janela ensolarada, até que comece a enraizar. Encha um vaso com mix de plantio, regue e deixe drenar. Faça um buraco no solo, coloque a estaca cobrindo todas as raízes e cerca de 2,5 cm do caule. Deixe em local ensolarado para pegar.

É recomendado o replantio anual, pois vai perdendo a beleza com o tempo. Também pode se beneficiar de fertilizante para flores uma vez a cada três ou quatro semanas.

Quantidade de água na rega da beijo-pintado

A rega deve ser feita regularmente. Não deixe seca por muito tempo, ou elas irão parar de florescer, podendo até morrer. Elas não toleram a seca, mas é importante não deixar o solo encharcado nem muito úmido por períodos prolongados, senão apodrece suas copas. Regue sempre que notar que a parte superior do solo secou, sinta enfiando o dedo na terra.

No inverno reduza muito a rega, ela irá demorar demais a secar! Senão você irá matá-la.

É tóxica para cachorros e gatos?

Conforme especificado em alguns sites da web, as plantas do gênero Impatiens não possuem princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mesmo assim, evite que seu companheiro fique comendo, pois ele sempre pode ficar engasgado.