Como cuidar da asma e alergias

Como cuidar da asma e alergias com limpeza correta na casa? Quem sofre de asma ou alergia, ou tem algum filho que sofre com este problema, sabe que várias coisas podem desencadear surtos ou episódios de asma. Algumas coisas que desencadeiam ataques são chamados de alérgenos. Para umas pessoas basta uma alérgeno como o ácaro para desencadear o surto, para outras é necessário mais de um.

A seguir explicaremos como a limpeza pode ajudar no controle dos alérgenos e assim reduzir os surtos de asma ou alergia na sua casa.

Como cuidar da asma e alergias

Os alérgenos mais comuns sâo pólen, mofo e bolor, pelo animal, ácaros e baratas. Por isso a limpeza da casa é tão importante, pois você poderá controlar vários alérgenos que desencadeiam surtos. Não fazendo a limpeza correta, o mofo, bolor, poeira e outros alérgenos vão se acumulando pela casa e piorando os problemas de saúde.

Sempre que for tirar poeira, varrer ou passar outros produtos de limpeza, peça para que a pessoa que sofre de asma ou alergia saia do cômodo até que você termine. Faça a limpeza sempre com a casa ventilada, deixe janelas e portas abertas para arejar bem e entrar luz solar.

Limpeza do quarto para evitar asma e alergias

Lave as roupas de cama regularmente, os lençóis devem ser lavados todas as semanas e cobertores ou edredons uma vez por mês. Travesseiros devem ser lavados quatro vezes ao ano.

Se possível use travesseiros e cobertores à prova de ácaros, limpe-os toda semana. O calor junto com a umidade e a pele morta que cai do corpo, atraem os ácaros que não são visíveis a olho nu.

Limpe as persianas e cortinas mensalmente.

Passe o aspirador de pó toda semana, remova o pó dos móveis usando pano especial, não use pano comum seco pois você irá espalhar a poeira. Depois passe o aspirador. Passe pano umedecido toda semana.

Como cuidar da asma e alergias
Como cuidar da asma e alergias com limpeza

Mantenha os armários sempre fechados para evitar mofo, se possível coloque antimofo dentro de cada seção do armário.

Não deixe os bichos de pelúcia em cima do travesseiro e lençol, pois eles acumulam ácaros e pioram a asma e alergias.

Evite usar carpete! Dê preferência para piso de vinil ou madeira.

Limpeza do banheiro

Mofo e bolor são plantas que crescem quando tem calor e umidade no ambiente, como acontece no chuveiro. Os esporos do mofo são invisíveis a olho nu e são liberados o tempo todo no ar, são eles que causam alergias e asma. Onde esses esporos caírem irá formar mais bolor e mofo.

Por isso é importante limpar bem o banheiro, principalmente nas frestas no chão onde o chão encontra o chuveiro ou a banheira, janelas e peitoril. Se tiver desumidificador no banheiro, limpe-o regularmente.

Limpeza da cozinha contra asma e alergias

Evite as baratas fazendo a limpeza correta da cozinha, não deixe comida e água acumulados na pia. Limpe o fogão todos os dias após fazer comida, se possível embaixo e atrás também.

Não deixe restos de alimentos, migalhas e líquidos na bancada e pisos, limpe na mesma hora que sujar. Nunca deixe sobras de alimentos em recipientes abertos.

Remova o lixo todos os dias, desinfete a lata toda semana. Lembre-se de deixar secar antes de colocar outro saco.

Tenha cuidado com o armário embaixo da pia, seque-o sempre e mantenha limpo. Caso tenha algum vazamento conserte! A água atrai baratas.

Limpe a geladeira por dentro e por fora, passe aspirador embaixo. Para limpar por dentro às vezes é aconselhado desligá-la antes. Verifique seu manual. Remova as estantes e partes na porta, lave tudo com água e detergente, se necessário coloque um pouco de água sanitária para desinfetar. Seque qualquer sujeira que esteja por dentro e veja qual produto pode passar na parte interna da sua.

Não deixe pratos na pia, seque-os após lavagem e guarde.

Lave o piso da cozinha uma vez por semana.

Outras dicas importantes

Não deixe coisas acumuladas, acúmulo de móveis, papéis, utensílios, brinquedos e outras coisas pela casa atraem baratas, aumentam a proliferação de ácaros e aumenta a chance de aparecer mofo e bolor, devido à umidade.

Sempre converse com seu médico sobre alergias e asma e o que pode fazer para reduzir os surtos das mesmas.

Caso tenha asma evite ficar próximo à pessoa que fume, pois poderá desencadear surto.