Como cuidar de jabuti

Como cuidar de jabuti, quais alimentos ele come? Muitas pessoas pensam em ter jabuti como animal de estimação, mas não têm idéia de como cuidá-los e acabam desistindo. Neste post trazemos algumas dicas sobre os cuidados que é preciso ter com o jabuti, para ele ter uma vida feliz e longa, os jabutis podem viver por mais de 80 anos (criadas em cativeiro), os selvagens vivem por mais de 100 anos.

O mais importante que você precisa saber é que os jabutis são animais silvestres e devem sempre ser comprados em criadouros, nunca compre em lojas que não sejam autorizadas, pois você pode estar cometendo crime ambiental. O criadouro irá entregar um microchip e uma “Autorização de uso e manejo” do IBAMA. Não existem muitos locais pois o jabuti está em risco de extinção.

Como cuidar de jabuti

Os jabutis não gostam de viver em locais frios e nem locais com chão liso, preferem terreno com areia ou grama, o ideal é colocá-los em um terrário. O piso liso é perigoso para os jabutis pois causa deformação em suas patinhas.

Como possuem sangue frio precisam pegar sol pelo menos duas a três vezes na semana, se possível diariamente. O sol vai manter sua temperatura corporal e auxiliar na absorção do cálcio. Também preferem locais úmidos, 70 a 85% de umidade, pode borrifar água para aumentar a umidade.

Caso esteja em um terrário com a parte superior aberta, é só colocar o terrário no sol e deixar um tempo. Terrários que possuírem luz UVB não necessitam ser colocados no sol, pois a luz irá fazer o mesmo efeito. Neste terrário você deverá colocar comedouro, bebedouro raso (para ele conseguir entrar e sair do bebedouro sem derrubar a água), toca, substrato, luz e plantas.

Como cuidar de jabuti, alimentos, doenças
Como cuidar de jabuti, alimentos, doenças

Se o jabuti ficar no jardim gramado você precisa colocar uma casinha para ele, igual uma casinha de cachorro, pois eles gostam de se proteger se estiver frio ou se estiver sol demais.

Precisa dar banho ao cuidar de jabuti?

Normalmente ele se limpa sozinho, mas se estiver muito sujo ou muito quente, você pode dar banhos colocando em uma bacia com água morna para fria. Deixe 15 minutos, passe pano úmido no casco e tire-o da água.

Deixe o terrário ou o terreno sempre limpo, pois o jabuti costuma comer fezes, podendo pegar doenças graves.

Quais alimentos o jabuti come?

Você pode alimentar o jabuti com verduras cor verde-escuro (folha de mostarda, couve, folha de beterraba, chicória, alface, espinafre, agrião), legumes (repolho, brócolis, cenoura) e frutas em menos quantidade (banana, uvas, pera, laranja, melão, abacate, morango). É importante que estejam sempre frescas.

Existem rações para o jabuti, mas a alimentação natural é sempre mais saudável para seu animalzinho. Nunca dê leite para o jabuti pois isso pode causar sua morte.

Quais doenças são perigosas para o jabuti?

As principais doenças que os jabutis podem ter são:

  • Raquitismo (amolecimento e enfraquecimento dos ossos) e osteoporose (diminuição na densidade óssea) – os jabutis precisam de cálcio e vitamina D para sua estrutura óssea, senão podem ter estas doenças .
  • Piramidismo (casco apresenta deformações) – esta doença é causada pelo excesso de proteínas na alimentação e por falta de cálcio e vitamina D, pode ser tratada mas o casco não volta ao normal.
  • Hiper ou hipovitaminose A (excesso ou falta de vitamina A) – de for falta de vitamina afeta o sistema respiratório, se for excesso sua pele fica seca e descama, aparecendo lesões que aumentam risco de infecção.
  • Machucados no casco – os machucados no casco são muito comuns e podem ser evitados se houver um terrário para seu animal viver, estas lesões causam muita dor no animal, podendo levar à infecção e morte, portanto é preciso ter cuidado.

Em todos os casos é importante procurar o veterinário, ele irá identificar o problema e recomendar o tratamento correto com suplementos, alimentação e até remédios.