Como cuidar de rabo-de-burro dentro de casa

Como cuidar de rabo-de-burro dentro de casa? A Sedum Morganianum, mais conhecida no Brasil como rabo-de-burro, arroz-de-rato, bananinhas e dedinho-de-moça (parecida com dedinho-de-moça-rubro), é uma planta suculenta perene nativa da América do Norte. Fácil de cuidar, deixa o ambiente muito bonito. A seguir falamos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da rabo-de-burro em vaso. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de rabo-de-burro

A rabo-de-burro possui folhas verdes e acinzentadas, carnudas, grossas e macias, normalmente de uns 2,5 cm de comprimento. Essas folhas caem facilmente, por isso deve-se ter muito cuidado ao manuseá-la. O ideal é deixá-la em vaso pendurado, para que o caule caem pelas laterais do vaso. Ela floresce mas somente quando cultivada no jardim, a flor rosa em formato de estrela aparece na ponta do caule.

Gosta de temperaturas entre 18 e 26°C, não gostam de temperaturas abaixo de 10°C. Preferem ficar em local com luz direta do sol, mas no verão mude de posição para um local que não tenha tanto sol direto, mas que seja bem iluminado.

Coloque em vaso raso bem drenado com solo fértil, rico em matéria orgânica, que seja bem drenado. Se preferir utilize mistura para suculentas e cactos.

Como cuidar de rabo-de-burro
Dicas para cuidar de rabo-de-burro

O replantio só é necessário se você achar que o vaso está pequeno para ela.

Pode ser propagada plantando as folhas que caem, você pode plantar direto no solo ou deixar secando por uns dois dias e plantar. Também pode ser propagada por estaquia do caule, cortando um tamanho de 5 cm da ponta da planta. Mantenha apenas duas ou três folhas no caule e plante na terra.

Quantidade de água na rega

A rega deve ser feita regularmente, regando sempre que sentir o solo seco ao toque. No inverno reduza bastante, regando apenas uma vez por mês, senão pode apodrecer. Ela armazena água nas folhas e caule.

É importante lembrar que ela sobreviverá à um tempo de seca, mas não à rega em excesso.

A umidade normal é suficiente para esta planta, mas nos meses do verão coloque em local com bastante circulação de ar.

Problemas comuns ao cuidar da rabo-de-burro

Folhas estiverem molengas ou murchando, pode ser excesso de rega, reduza senão a planta morre. Deixe secar por completo o solo, se quiser troque a terra toda. Caso tenha algum caule podre, remova-o.

Folhas com mancha marrom e secas, pode ser falta de água que ocorre principalmente no verão. Regue mais para verificar se volta ao normal.

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a rabo-de-burro não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos.