Como cuidar de pau d’água, Dracaena fragrans

Como cuidar de pau d’água dentro de casa? A Dracaena fragrans, mais conhecida como pau d’água ou dracena, é uma planta perene nativa da África, muito cultivada em local fechado para deixar o ambiente mais bonito. Pode atingir 1,8 metros de altura ou mais, é bastante fácil de cuidar e ainda deixa o ar mais limpo, pois remove as toxinas do ambiente. Neste post explicamos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da dracena em vaso.

Aprenda a cuidar de pau d’água em casa

A pau d’água costuma ter um ou mais caules, na parte superior do caule abre a coroa de folhas que são verdes na borda exterior e amarelas no centro, mas também podem ser listradas verde e amarela terminando com verde no centro. A pessoa que não quiser que a planta cresça demais, pode podar o topo do caule quando atingir a altura desejada.

Ela não costuma florescer dentro de casa, somente em seu habitat natural. Mas suas folhas são tão bonitas que é cultivada em local fechado justamente por causa delas.

É uma planta que prefere temperaturas entre 15 e 24°C e gosta da luz difusa do sol, uma mistura de sombra e luz solar, mas evite luz direta do sol.

Como cuidar de pau d'água, Dracaena fragrans
Como cuidar de pau d’água, Dracaena fragrans

Você pode utilizar a maioria dos tipos de substratos para plantas que tenham boa drenagem, o solo não pode ficar encharcado pois poderá matar a dracena. Talvez seja necessário o replantio a cada dois ou três anos, modificando para um vaso um pouco maior. Verifique se o vaso está apertado para sua raiz.

Pode ser propagada por estaquia ou alporquia, removendo cortes da ponta do caule na primavera ou verão. A poda tem que ser realizada removendo as folhas inferiores quando elas ficarem amarelas, normalmente após dois anos.

Quantidade de água para rega da dracena

A rega deve ser feita regularmente mantendo o solo ligeriramente úmido, sinta com o dedo, se a parte superior estiver seca, regue. No inverno reduza a rega, o solo deve ficar ligeiramente seco.

Se as folhas começarem a enrolar e ficarem com as pontas secas, pode ser pouca rega e umidade baixa demais. Se necessário borrife água nas folhas.

Quem quiser pode utilizar fertilizante de 15 em 15 dias mas somente na primavera e verão.

É tóxica para cães e gatos?

Sim, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a Dracaena fragrans tem o princípio tóxico saponinas, que causam vômitos, depressão, anorexia, hipersalivação e pupilas dilatadas (em cães). Portanto não deixe em local que seu companheiro possa comer, pois poderá ser perigoso para sua saúde. Se ele comer, leve-o imediatamente ao veterinário.