Como cuidar de otite? Toda infecção no ouvido é chamada de otite e pode causar muito desconforto. É um tipo muito comum de infecção causada por vírus ou bactérias e atinge mais de 2 milhões de pessoas no Brasil todo ano. Abaixo explicaremos o que pode ser feito quando se tem otite, qual tratamento recomendado e se precisa de remédios.
Como cuidar de otite
A otite pode ser externa quando a infecção ocorre no canal do ouvido até membrana do tímpano, média quando ocorre na cavidade que fica atrás do tímpano ou interna quando atinge a cóclea e o labirinto.
A otite média é a mais comum e se for média aguda é grave pois pode causar perda de audição. A otite interna também é gravíssima pois pode causar perda auditiva e tontura grave.
Como tratar e quanto tempo dura?
Todas elas precisam ser tratadas com antibióticos em gotas pingadas no ouvido. No caso da otite média e interna também é recomendado o uso de anti-inflamatórios e analgésicos via oral pois as dores são bem fortes.
A otite externa costuma durar sete dias, a média dura uns 10 dias. Já a otite interna o tratamento tem que ser feito no hospital, pois é mais grave, o tempo que vai durar vai depender da gravidade.
O médico poderá recomendar outros remédios caso seja necessário.
Sintomas da otite
Podem ocorrer os seguintes sintomas em infecções no ouvido:
- Dor forte no ouvido;
- Febre;
- Vômitos;
- Falta de apetite;
- Diminuição de audição (média ou interna);
- Secreção local;
- Em casos graves ocorre ruptura do tímpano e sai pus com sangue.
Existe tratamento caseiro para otite?
Não, não é recomendado colocar nada no ouvido infectado, nada de álcool ou coisa parecida pois poderá agravar o problema! Nem tome remédios sem falar com médico.
Procure o médico assim que tiver dor no ouvido ou seu filho/filha estiver com dor.
Como prevenir otite?
Sempre proteja o ouvido contra entrada de água quando estiver nadando na piscina.
Evite usar cotonetes pois eles tirar a cera protetora do ouvido ou machucar, deixando entrada para bactérias.
Quando estiver gripado lipe as secreções do nariz, assoe o nariz, para não deixar o catarro acumular, principalmente nos bebês e crianças pequenas. Este acúmulo de secreção pode levar o vírus ao ouvido.
Sempre lave bem as mãos para não transmitir vírus.
Quando estiver amamentando o bebê não deixe-o completamente deitado.
No caso das crianças também existe vacinação contra Haemophilus influenzae e o Streptococcus pneumoniae, que ajudam a proteger contra otite e amidalite.