Como cuidar de agapanto

Como cuidar de agapanto? A Agapanthus africanus, mais conhecida no Brasil como agapanto ou agapanthus, é uma planta perene nativa da África do Sul. É admirada por suas flores de verão em globos nas cores azuis, lilás e branco e formato de trompete. A seguir trazemos algumas dicas sobre o cultivo da agapanto dentro de casa, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de agapanto

As flores da agapanto ficam suspensas em hastes longas que podem ser removidas para flor de corte. Possui folhas longas em formato de lâminas, que são muito bonitas na cor verde escura. Podem atingir de 60 cm a 1,5 m de altura.

Elas gostam da exposição ao sol pleno, mas podem ficar danificadas pelo calor em excesso. Deixe umas seis horas de sol por dia, mas no verão é melhor ficar em sombra parcial. Prefere temperatura de 18 a 27ºC.

Coloque a agapanto em vasos terracota (de cerâmica) em solo rico em matéria orgânica que seja bem drenável. Dê preferências para mix de plantio que contenham turfa e turfa de sphagnum. Utilize vaso de médio a pequeno (20 a 23 cm) para plantas jovens, pois elas costumam florescer melhor se a raiz ficar confinada. Depois de dois anos replante para um vaso um pouquinho maior. Faça buraco de 5 cm de profundidade e dando espaço de 30 cm entre uma planta e outra.

Como cuidar de agapanto, Agapanthus africanus
Dicas para cuidar de agapanto, Agapanthus africanus

Deve ser replantada a cada quatro anos, para dividir os aglomerados que se formam. Basta levantar as plantas e dividir a copa com cuidado usando uma lâmina afiada. Deixe cada seção com, pelo menos, duas pontas de crescimento.

É mais fácil de ser propagada por divisão das mudas que aparecem na planta mãe. Se plantar a partir de sementes, pode levar quatro anos para florescer. Depois que der flores, corte caules velhos e murchos na base, para ficar mais bonita e prevenir que a planta desperdice energia.

Se a agapanto não estiver florescendo pode ser muita sombra ou clima muito frio, verifique de acordo com a sua. Ou então porque você está usando vaso muito grande, suas raízes gostam de ficar confinadas.

Pode ser necessário o uso de fertilizante 10-10-10 ou 5-5-5 durante o crescimento, uma vez na primavera e outras dois meses depois.

Quantidade de água e umidade para agapanto

A agapanto é tolerante à seca, mas você precisa regar algumas vezes por semana durante o verão, para que ela floresça. A rega deve ser regular durante o crescimento. Quando as folhas começarem a ficar amarelas reduza a rega.

Prefere umidade relativa de 40 a 50%. Se onde você mora for muito seco, pode ser necessário borrifar um pouco as folhas com água.

Agapanto é tóxica para cachorros e gatos?

De acordo com alguns sites na web, a Agapanthus africanus não é muito tóxica para cães e gatos, a não ser que ele coma em grandes quantidades. Caso seu companheiro costume comer as plantas, o ideal é tirar de local que ele possa ficar comendo.