Como cuidar de amamélis

Como cuidar de amamélis? A Loropetalum chinense, mais conhecida como amamélis no Brasil ou chinese fringe flower (flor de franja chinesa) em inglês, é um arbusto perene nativo da China, Japão e Himalaias, fácil de cuidar e resistente. Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da amamélis, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de amamélis

O arbusto amamélis pode atingir altura de 3 m, mas normalmente costuma ficar em 1,5 m de altura. É muito cultivado pela beleza de suas folhas e flores. Suas folhas são ovais com verde brilhante (podendo alternar de tons vermelhos para verde profundo), que crescem em caules com casca marrom. As flores aparecem por até duas semanas na primavera, e têm de 2,5 a 4 cm de comprimento, com pétalas longas e finas. São flores perfumadas, nas cores rosa, branca ou vermelha. Os arbustos podem reflorescer intermitentemente ao longo da estação de crescimento.

Gosta de ficar em local da casa com sol pleno, pelo menos seis horas de luz direta do sol por dia. Se não for possível, pode ser sombra parcial. Ela tolera tanto o calor quanto o frio.

Pode plantar em vaso grande com mistura de solo rica em matéria orgânica que seja bem drenável, para evitar apodrecimento de sua raiz. Se preferir utilize misturas de plantio que contenham turfa e perlita.

Seu crescimento é bastante lento, portanto não necessita de poda. Remova folhas e caules mortos ou secos. Caso deseje podar os caules um pouco, realize o processo depois que a florasção terminar.

Como cuidar de amamélis, Loropetalum chinense
Dicas para cuidar de amamélis

Pode ser propagada por semente, estaquia ou alporquia. Na estaquia, corte estacas de 15 cm, remova as folhas na parte inferior, 5 m do corte. Mergulhe em fertilizante enraizador e plante na mistura de turfa com perlita. É recomendado colocar as estacas em sacos plásticos, sem tocar nas estacas, e manter solo úmido. A raiz deve aparecer dentro de seis semanas.

Ela costuma florescer na primavera e verão. Se isso não acontecer, pode ser culpa da poda realizada no inverno ou que a planta não esteja recebendo luz de sol suficiente.

O uso fertilizante de liberação lenta pode ser necessário na primavera, basta aplicar uma vez por ano. Dê preferência para fertilizante próprio para arbustos.

Quantidade de água na rega da amamélis

A amamélis não costuma ser muito restrita quanto à rega, pois são relativamente tolerantes à seca. Se você esquecer de regar de vez em quando, não deverá ter problemas. Mas enquanto estão na fase de crescimento, precisam que o solo esteja costantemente úmido. Verifique se secou enfiando o dedo na terra, se sentir seca a parte superior do solo, regue.

Mas atenção! Se onde você mora for muito seco ou quente, poderá ser necessário aumentar a quantidade de vezes da rega. No inverno reduza bem a rega, pois pode apodrecer a raiz. Se a raiz apodrecer, suas folhas podem ficar marrom, amarelas ou caírem.

Amamélis É tóxica para cães e gatos?

Não existem muitas informações oficiais sobre a toxicidade da amamélis, mas de acordo com alguns sites, ela não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Portanto não deverá ter problema caso seu companheiro coma. Mesmo assim, evite dele ficar comendo, pois sempre pode se engasgar.