Como cuidar de arbusto-borboleta

Como cuidar de arbusto-borboleta? A Polygala myrtifolia, mais conhecida como arbusto-borboleta ou polígala, é uma arbusto perene nativo da África do Sul. Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo do arbusto-borboleta, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de arbusto-borboleta

A arbusto-borboleta normalmente atinge 1,5 a 1,8 m de altura, mas pode chegar a 4 m de altura. Os ramos são eretos e ramificados, com textura lenhosa. Suas folhas são lisas e pequenas, coriáceas, podem ser oblongas ou elípticas, na cor verde escura, cerde clara ou cinza-azulada. As flores azul-púrpura possuem forma de borboleta e aparecem em cachos. Elas aparecem na primavera ao final do verão, mas em climas quentes podem florescer quase todo o ano.

Prefere ficar em sol pleno, seis ou mais horas de luz direta do sol por dia. Mas sobrevive em meia sombra, só que irá produzir menos flores. Não tolera frio extremo.

Deve ser plantado em vaso bem drenável com furos no fundo, em solo rico em matéria orgânica, que seja bem drenável. Quem quiser pode utilizar mix de plantio que contenha turfa e perlita, ou algum outro que seja leve com areia ou argila.

Como cuidar de arbusto-borboleta, Polygala myrtifolia
Dicas para cuidar de arbusto-borboleta

A poda da arbusto-borboleta não é necessária, mas pode ser feita no final do inverno para manter o tamanho que deseja, controlando o crescimento.

Se necessário faça replantio para vaso um tamanho maior, pois ela costuma crescer bastante. Você irá perceber se ela estiver grande demais para o vaso.

Pode ser propagada por sementes ou estacas de ponteiro. E quem quiser pode utilizar fertilizante mineral a cada 20 dias.

Quantidade de água na rega da arbusto-borboleta

A rega deve ser feita regularmente, mas tolera períodos de seca. Deve ser regada de vez em quando, para que cresça com boa saúde. No verão regue umas duas vezes na semana e nas outras estações reduza esta quantidade, de uma vez a cada 10 dias ou mais. Você pode saber quando é hora de regar sentindo se a terra secou.

Evite molhar as folhas, pois elas podem apodrecer se ficarem molhadas por muito tempo. Não coloque prato embaixo do vaso, as raízes não podem ficar encharcadas pois apodrecem.

Se as folhas estiverem ficando amareladas, pode ser muita água, reduza a rega.

É tóxica para cães e gatos?

De acordo com o California Invasive Plant Council, a Polygala myrtifolia não possui princípios tóxicos para cães e gatos, ou outros animais. Mesmo assim evite que seu companheiro coma, pois poderá ficar engasgado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.