Como cuidar de palmeira Areca Dourada

Como cuidar de palmeira Areca Dourada? A Areca vestiaria (Areca langloisiana), mais conhecida como areca dourada, palmeira dourada ou areca-de-pescoço-laranja, é uma palmeira perene nativa da Indonésia. Neste post trazemos algumas dicas para o cultivo da areca, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de palmeira Areca Dourada

A areca é uma linda palmeira que pode atingir de seis a oito metros de altura na natureza, e se espalhar por dois a três metros de largura. Mas quando cultivada em vaso costuma ficar com dois metros de altura. Possui um tronco palmito na cor avermelhada (alaranjada) e vibrante, com 10 a 12 cm de espessura, e cicatrizes deixadas por folhas velhas. Suas folhas são longas (2 metros) e pinadas, pontiagudas, verde-escuras brilhantes. Na natureza produz flores brancas largas, em cachos ramificados e pendentes. Seus frutos são arroxeados quando maduros, mas não são comestíveis.

Gosta de ser cultivada em meia sombra, mas consegue sobreviver na sombra e até no sol pleno, mas neste caso somente em climas frescos. Em locais mais quentes, pode aguentar a luz direta do sol apenas na parte da manhã.

Deve ser plantada em vaso com boa drenagem, utilizando solo rico em matéria orgânica que seja bem drenável. Uma opção é o mix de plantio com turfa e perlita. Mas a areca dourada tolera a maioria dos tipos de solo.

A poda pode ser necessária para manter o tamanho desejado, principalmente quando cultivada em vaso dentro de casa. Pode remover folhas mortas e caules com frutos velhos. Normalmente as folhas marrom caem sozinhas, pode remover e jogar fora.

Como cuidar de palmeira Areca Dourada
Dicas para cuidar de palmeira Areca Dourada

Pode ser propagada por sementes ou divisão de touceira, sendo que por divisão de touceira costuma pegar mais fácil. Se fizer por semente, elas devem ser tiradas de frutos colhidos recentemente e despolpados, plante imediatamente, senão corre risco de não pegar. A semente germina em dois a três meses.

Gosta de bastante umidade, se onde você mora for seco demais, poderá ser necessário borrifar as folhas com água, para que ela não morra.

Quantidade de água na rega da areca

Deve ser regada regularmente para mantê-la úmida mas nunca encharcada. Não tolera secar completamente entre as regas. Portanto sempre verifique o solo enfiando o dedo na terra. Quando notar que a parte superior do solo secou, uns 5 cm, regue completamente.

No inverno reduza bastante a rega, pois vai demorar mais para secar o solo. Ela é uma palmeira que não tolera o frio extremo.

É tóxica para cães e gatos?

De acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, a palmeira Areca Dourada não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Tenha cuidado apenas para que seu companheiro não engasgue, se ele resolver comer.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.