Como cuidar de bela-emília

Como cuidar de bela-emília? A Plumbago auriculata, mais conhecida como bela-emília, plumbago ou jasmin-azul no Brasil, é um arbusto anual ou perene nativo da África do Sul. Muito cultivado pela beleza das suas flores azuis, é uma planta fácil de cuidar. Se você está pensando em cultivá-la dentro de casa, neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de bela-emília

A bela-emília pode crescer até 4 metros de altura com suporte/treliça, e se espalhar por até 2,4 metros de largura. Possui caules finos de crescimento escandente (como trepadeiras), com folhas verde-claras em forma de colher e cachos terminais de flores azul-celeste (existe variedade branca), em formas de pequenos buquês com 10 a 15 flores. Elas desenvolvem formas extensas e amontoadas, por ser muito ramificada. Servem inclusive como cercas-vivas e, no ambiente certo, podem florescer o ano todo.

Pode ficar em local na casa com sol pleno, seis ou mais horas de luz direta do sol por dia, ou em meia sombra.

Deve ser plantada em vaso bem drenado com solo arenoso rico em matéria orgânica, para aumentar a drenagem. Pode ser algum mix de plantio de turfa com perlita, ou algo parecido. Quem quiser pode fazer uma camada fina de pedrinhas no fundo, antes de colocar a terra.

Como cuidar de bela-emília, Plumbago auriculata
Dicas para cuidar de bela-emília

A poda pode ser realizada no inverno para estimular novos brotos e estimula as raízes. Os novos crescimentos produzirão mais folhas e flores. Sempre remova folhas e caules mortos, pois isso incentiva ataques de cochonilhas.

O replantio pode ser útil a cada dois anos para manter a floração bonita, pois ajuda a repor os nutrientes do solo.

Pode ser propagada por estacas, mergulhia ou sementes. Sendo que por estaquia o processo é mais fácil. Corte um galho de cerca de 10 a 12 cm de comprimento, remova folhas e brotos inferiores. Coloque na água até que tenha preparado o vaso com mistura de solo com composto e areia. Mergulhe no hormônio de enraizamento e plante. Regue bem e mantenha em local claro, mas sem luz direta do sol. Borrife água todos os dias, até ver que novos brotos apareceram. Depois regue normalmente.

Quantidade de água na rega da bela-emília

A rega deve ser feita regularmente para o solo ficar úmido, regue sempre que notar que o solo secou. Quando estiver calor, necessita de mais água. Ela é moderamente tolerante à seca. No inverno reduza bastante esta rega, pois a terra demora bastante para secar.

É tóxica para cães e gatos?

A Plumbago auriculata é tóxica para cães, gatos e humanos. Ela contém o princípio tóxico plumbagina, que tem propriedades cáusticas, podendo causar irritação de pele severa no seu companheiro. Portanto, evite que ele entre em contato com a planta. Caso perceba alguma dermatite nele, leve imediatamente ao veterinário.