Como cuidar de bela-manhã

Como cuidar de bela-manhã? A Convolvulus tricolor, mais conhecida como bela-manhã ou glória-da-manhã-anã (em inglês), é uma planta perene anual nativa da Europa que dá flores que duram apenas um dia, mas são seguidas de outras sucessivas. Podem ser cultivadas em jardins e cestos suspensos. Neste post trazemos algumas dicas de como cultivar bela-manhã, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de bela-manhã

A bela-manhã é um pequeno arbusto que pode crescer uns 30 a 45 cm de altura, e se espalhar por até 60 cm de largura. Apesar de não ser trepadeira, pode se enovelar sobre outras plantas e até sobre si mesma. Suas folhas são verdes simples e ovais. Produz flores em formato de funil nas cores roxo, branco, rosa e azul, com 5 cm de diâmetro e um centro amarelo-ouro rodeado de branco. Dá frutos vermelhos em forma de cápsula.

Deve ficar em local da casa com sol pleno, seis ou mais horas de luz direta do sol por dia. Mas sobrevive em meia-sombra. Se ficar em muita sombra, não irá florescer. Ela é tolerante à seca.

Plante em vaso bem drenável, utilizando solo rico em matéria orgânica que seja bem drenável, mas sobrevive em solo de baixa qualidade. Dê preferência para mix de plantio que contenha perlita, arenoso, pois aumenta a drenagem. Ela é uma planta que cresce em locais rochosos e secos, por isso o mais importante é a drenagem do solo.

Como cuidar de bela-manhã
Dicas para cuidar de bela-manhã

Não precisa de poda, a não ser que queira manter em algum tamanho específico ou controlar o seu espalhamento. Para impedir a propagação remova flores antes que os frutos se desenvolvam, liberando sementes.

Pode ser propagada por sementes, estaquia ou divisão da planta. Mas o mais recomendado é por semente, pois ela se espalha sozinha (autocoria) facilmente devido à quantidade de sementes que produz.

Não necessita de fertilizantes, pois é uma planta que vive em solos de baixa qualidade. Se utilizar fertilizante, irá crescer as folhas, prejudicando a quantidade de flores.

Quantidade de água na rega da bela-manhã

É uma planta que tolera curtos períodos de estiagem quando estiver estabelecida. Portanto, regue sempre que sentir que o solo secou. Você pode sentir enfiando o dedo na terra, se secou regue. Normalmente 2,5 cm de água por semana é suficiente. No inverno reduza bastante a rega, pois ela vai demorar a secar.

É importante destacar que ela irá florescer de forma confiável com rega consistente. Portanto, evite deixar muito tempo sem água. Lembrando que a rega em excesso apodrece as raízes.

É tóxica para cães e gatos?

Não há informações sobre a toxicidade da Convolvulus tricolor, portanto acredita-se que não seja tóxica para cachorros e gatos. Mas é preciso ficar atento, pois as Ipomoea, que são da mesma família Convolvulaceae, possuem princípios tóxicos, podendo causar vômito, e suas sementes, em grande quantidade, podem causar alucinação.