Como cuidar de pets em dias quentes

Como cuidar de pets em dias quentes? Com a chegada dos dias quentes, é importante lembrar que nossos animais de estimação podem sentir o calor de uma forma muito mais intensa. Como tutores responsáveis, é essencial adotarmos medidas para garantir que eles permaneçam seguros em confortáveis durante os períodos de altas temperaturas.

Como fazer para cuidar de pets em dias quentes

Vamos ver algumas dicas sobre cuidar de forma correta dos nossos animais de estimação durante os dias mais quentes do ano:

Como cuidar de animais de estimação durante o verão

Mantenha os pets hidratados

A hidratação adequada é fundamenta para o bem-estar dos animais de estimação em dias mais quentes. Certifique-se de que seu bichinho sempre tenha água fresca limpa e disponível. Verifique os recipientes de água regularmente e reabasteça-s sempre que necessário. O ideal é que se tenha também mais de uma tigela de água pela casa, para que o animal tenha mais facilidade para se refrescar.

Evite atividades físicas intensas durante o horário de pico do calor

Quem quer cuidar de pets em dias quentes deve fugir das atividades com o animal durante o horário mais intenso do calor. Os animais de estimação sofrem bastante com a exposição excessiva ao calor durante exercícios intensos. Procure evitar passeios e outras atividades mais vigorosas nos horários mais quentes do dia, geralmente entre 10h e 16h. Procure realizar as caminhadas ou brincadeiras ao ar livre nas primeiras horas da manhã, ou ao final do dia, quando as temperaturas estão mais amenas. Não se esqueça que as patinhas do bichinho podem sofrer queimaduras graves!

Proporcione ambientes frescos

Os animais de estimação também precisam de um refúgio fresco e sombreado nos dias quentes. Certifique-se de que seu pet tenha acesso a áreas sombreadas em casa ou então no quintal. Se você costuma deixar seu animal do lado de fora, verifique se existe uma área coberta onde ele possa se abrigar do sol. Além disso, mantenha os ambientes internos frescos, seja por meio do uso de ventiladores ou ar condicionado.

Jamais deixe seu pet trancado em veículos

Deixar animais trancados dentro de veículos em dias quentes pode ser extremamente perigoso e até fatal. As temperaturas dentro de um carro podem aumentar rapidamente e atingir níveis letais em questão de minutos, mesmo com as janelas parcialmente abertas. Portanto, jamais deixe seu animal sozinho dentro de um carro em dias quentes.

Tenha cuidado com as patinhas

Ao cuidar de pets em dias quentes precisamos ter muito cuidado com as patinhas! O asfalto, a areia e outras superfícies quentes podem causar queimaduras graves nas patinhas dos animais de estimação. Antes de sair para passear, verifique a temperatura do solo colocando a mão ou o pé descalço por alguns segundos. Se estiver muito quente para você, também estará para o seu pet. Opte por passear em horários mais frescos ou proteja as patinhas com sapatos específicos para animais.

Verifique a pelagem do animal

Manter a pelagem do animal limpa e bem cuidada é especialmente importante durante os dias quentes. A escovação regular ajuda a remover o excesso de pelos e evita o acúmulo de calor. Do mesmo modo, considere aparar a pelagem do seu pet, desde que não comprometa a sua proteção natural contra os raios solares. Consulte um veterinário para receber a melhor orientação sobre como manter a pelagem ideal no seu bichinho.

Como cuidar de pets em dias quentes

Mantenha seu pet sempre fresquinho

Existem várias maneiras de refrescar seu animal de estimação nos dias quentes. Uma opção é oferecer alimentos frescos, como frutas e vegetais congelados, que também ajudam a fornecer uma hidratação adicional. Você pode congelar pedaços de frutas, como melancia ou banana, ou até mesmo fazer cubos de gelo com caldo de carne sem temperos para eles se deliciarem. Também considere utilizar toalhas úmidas ou lenços de resfriamento específicos para animais para baixar a temperatura corporal.

Não esqueça a proteção contra insetos e queimaduras solares

Assim como os humanos, os animais de estimação podem ser afetados por insetos e queimaduras solares. Certifique-se que seu pet esteja protegido com repelentes e protetores solares adequados para animais. Consulte um veterinário para obter recomendações específicas para seu animal de estimação, considerando seu tipo de pele e alergias potenciais.

Ao cuidar de pets em dias quentes, tenha atenção com os sinais de superaquecimento

É importante estar atento aos sinais de superaquecimento em seu animal de estimação. Ofegar excessivo, salivação intensa, fraqueza, vômitos, gengivas avermelhadas e respiração ofegante e rápida podem indicar que seu pet está com calor excessivo. Se notar estes sintomas, mova-o imediatamente para um local fresco, ofereça água fresca e entre em contato com um veterinário.

Cuidar de bichinhos de estimação durante o verão

Fique também atento aos problemas de saúde específicos da raça

A princípio, algumas raças de animais de estimação são mais suscetíveis a problemas de saúde relacionados ao calor. Cães de focinho curto, como buldogues e pugs, por exemplo, podem ter dificuldade em respirar em temperaturas elevadas. Gatos de pelagem loga também podem sofrer com o calor. Conheça as necessidades específicas da sua raça e não deixe de consultar um veterinário para obter orientações adicionais.

Por fim, cuidar de pets em dias quentes é essencial para garantir o seu bem-estar e saúde. Mantenha-os hidratados, evite os exercícios físicos intensos nos horários de pico de calor e sempre proteja suas patinhas. Seguindo as dicas que passamos aqui, com certeza irá ajudar a garantir que seus amigos peludos desfrutem de um verão seguro e agradável.