Como cuidar de diabetes em cachorros

Como cuidar de diabetes em cachorros? Seu cão tem diabetes e está sem saber o que fazer? Não é preciso se apavorar, apesar da diabetes não ter cura, ele ainda poderá ter uma vida normal seguindo alguns cuidados diários.

Como cuidar de diabetes em cachorros

A diabete canina é igual a dos humanos, não tem uma causa única, vários fatores podem levar o cão a desenvolver a doença, podendo inclusive ser genético. Um fator de risco comum é o cachorro estar acima do peso, pois as células do seu corpo ficam resistentes à insulina.

Alguns sintomas da diabete são:

Como cuidar de diabetes em cachorros
Como cuidar de diabetes em cachorros
  • sede em excesso
  • aumento da urina
  • perda de peso sem explicação
  • mudança no apetite
  • cansaço e falta de energia
  • infecção no trato urinário
  • perda de visão

O objetivo do tratamento é manter os níveis de açúcar no sangue do cão o mais próximo do normal possível, para evitar complicações.

Cuidando do cão diabético

Seu cachorro precisará de check-ups regularmente.

Depois de conversar com o veterinário, ele irá indicar a quantidade de insulina de acordo com o peso, você terá que injetar no cãozinho todos os dias, dependendo do caso pode ser até duas vezes ao dia. A insulina deve ser mantida sempre na geladeira! Nunca agite antes de aplicar!

Tenha sempre xarope de milho ou mel ou algo parecido em mãos, pois se ele tiver hipoglicemia você terá que dar para ele voltar ao normal. Se estiver com convulsões, levante seu lábio e esfregue o mel nas gengivas. A quantidade será indicada pelo veterinário.

Existem rações próprias para cães diabéticos, mas nem sempre é necessário comprá-las. O que os veterinários recomendam é uma dieta rica em fibras e pouca gordura. Converse com seu veterinário para verificar o que ele recomenda, ele quem irá determinar a quantidade de calorias diárias e quantidade de exercício físico que o cão precisa fazer.

Pode levar alguns meses para você conseguir controlar a diabete do seu cãozinho, é normal. O importante é não desanimar. Lembre-se que se o cachorro perder peso, poderá ser necessário reduzir a quantidade de insulina.

3 comentários em “Como cuidar de diabetes em cachorros”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.