Como cuidar de passarinho

Como cuidar de passarinho em casa? Muitas pessoas querem cuidar de algum animal de estimação e acabam escolhendo o passarinho por ser um pouco menos complicado que outros animais. Alguns escolhem porque acham bonito seu canto. Apesar de parecer simples, os passarinhos requerem alguns cuidados importantes.

Como cuidar de passarinho

Ao escolher a gaiola é muito importante ter cuidado com o tamanho. Pássaros pequenos mas em grande quantidade precisam de uma gaiola bem grande, para ter espaço para voar. Não lote a gaiola com vários pássaros nem misture espécies diferentes, pois pode ocorrer brigas inclusive entre os da mesma espécie, caso a gaiola seja pequena.

Sempre escolha a maior gaiola que sua casa poder ter, quanto maior mais saudável para seu bichinho. Dê preferência para gaiolas retangulares. A gaiola deve ficar em local confortável, nunca próximo ao ar condicionado ou aquecedor. Deixe em local que tenha pessoas passando, pois eles não gostam de ficar isolados.

Na parte inferior da gaiola coloque jornal ou papel de revista. Assim ficará mais fácil para limpar removendo o papel. Limpe, pelo menos, uma vez por semana. Não deixe a gaiola suja pois o animal pode pegar doenças!

Como cuidar de passarinho
Como cuidar de passarinho

O que o passarinho come? Como alimentá-los?

Cada espécie de pássaro vai precisar de uma alimentação diferente.

Periquitos gostam de extrair grãos de sementes ou nozes quebrando a casca dura externa com o bico. Já canários comem sementes mas não conseguem comer nozes. Você deve comprar a semente de acordo com o pássaro, o tamanho da semente deve se adequar ao tamanho do pássaro. Dê comida todos os dias e não esqueça de remover as cascas vazias de semente antes.

Além de sementes e mistura para pássaros, você também pode dar frutas e vegetais como alface e espinafre de dois em dois dias. Mas nunca dê abacate, é venenoso para as aves! Remova alimentos que a ave não comer, não deixe coisa podre dentro da gaiola.

A água deve ser trocada todos os dias para estar sempre fresca. Ela tem que estar em temperatura ambiente, não dê água gelada nem quente. Sempre coloque o pote de água do lado oposto do pote de comida, para forçá-lo a ir de um lado para outro. Não deixe os recipientes no chão da gaiola para não contaminar com fezes.

Coloque a água em recipiente tipo coluna. Sem água a ave pode morrer em dois dias! Algumas aves necessitam de pote grande com água para se lavarem, principalmente no calor.

Como segurar a ave

Se tiver que pegar o passarinho na mão e o passarinho for pequeno, pegue-o gentilmente com apenas uma mão colocando o polegar e o primeiro dedo (indicador) em cada lado da cabeça, para ele ficar imobilizado. Não aperte demais pois pode machucá-lo.

Alguns tipos de pássaros podem morrer se você ficar pegando, pois entram em choque. Os periquitos podem ser pegos na mão, mas tome cuidado pois podem entrar em pânico e acabar picando a pessoa.

Saúde da ave

Todos os dias dê uma verificada se a ave está com algum problema como, por exemplo, verrugas, caspa ou coceira. Verifique seus olhos, ouvidos e narinas, os bicos, unhas e pés. Também olhe se as fezes estão normais.

Se for modificar seu ambiente, cubra-o com uma capa de tecido e deixe-o um tempo no silência no local até ele se acostumar com a mudança.

Algumas aves precisam de brinquedos, converse com veterinário para saber o que comprar para seu bichinho.

É normal a perda de penas de acordo com a época do ano e a idade que a ave tem. Aves doentes geralmente aparentam fraqueza. Notando algo estranho fale com o veterinário.

Também converse com veterinário sobre necessidade de cortar suas unhas e bico, e sobre vacinas ou vermífugos.

2 comentários em “Como cuidar de passarinho”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.