Como cuidar de duchas e chuveiros

Como cuidar de duchas e chuveiros? Muitas pessoas acham que os chuveiros e duchas não precisam de cuidados, mas a verdade é que precisam sim, pois acumulam bactérias com o tempo, devido à umidade presente, pois é um local que praticamente nunca fica seco. Além disso acumula minerais da água formando depósito de calcário, musgo, entupindo as saídas de água e fazendo espirrar água para tudo que é lado.

A seguir daremos algumas dicas de limpeza para chuveiro e ducha, algumas podem ser feitas toda semana, outras para fazer uma vez a cada 15 dias ou mais, dependendo de quantas pessoas moram na casa. Servem tanto para chuveiro e ducha a gás quanto para o elétrico.

Como cuidar de duchas e chuveiros

Antes de qualquer coisa, se seu chuveiro ou ducha forem elétricos, lembre-se de desligar o disjuntor do circuito que vai para ele e use chinelos, assim você não corre o risco de levar choque. E lembre-se de ter cuidado com a fiação que normalmente fica por fora, não molhe-a!

A limpeza exterior do chuveiro pode ser feita com pano úmido ou escova com cerdas para remover sujeira presa. Se estiver muito sujo, misture água com detergente para passar na parte externa. Não use produtos abrasivos como desengordurante ou sapólio, eles podem corror o aparelho e causar manchas amarelas. A não ser que as instruções da marca recomendem seu uso.

Como cuidar de duchas e chuveiros
Como cuidar de duchas e chuveiros

Verifique se as saídas de água estão muito entupidas.

Se a saída de água não estiver muito entupida coloque um elástico de cabelo no cano do chuveiro, próximo à saída de água. Depois coloque um saco plástico cheio de vinagre, deixando toda saída de água do chuveiro dentro do vinagre. Prenda este saco no elástico de cabelo que deixou no cano. Deixe por uma à duas horas, depois tire e deixe a água passar. Isso vai remover o limo e desentupir buraquinhos. Passe pano seco, se for brilhoso passe flanela por fora.

Se a saída de água estiver muito entupida você terá que retirar a tampa do aparelho e usar alfinete ou agulha ou clipe de papel ou palito de dente para desentupir os buraquinhos, um por um. Depois passe nas saídas uma escova de dente (cerdas macias) com sabão. Enxágue antes de colocar no lugar. Se necessário coloque a saca com vinagre e deixe durante a noite, depois enxágue deixando a água passar. Remova a tampa conforme indicado na instrução do seu aparelho.

Em casos mais graves você pode trocar o vinagre do saco por água sanitária ou cloro, mas tenha cuidado pois pode estragar o chuveiro, principalmente se ele for cromado.

Conclusão

Apesar de parecer que o chuveiro ou a ducha não precisam de lavagem, é preciso que as pessoas se acostumem e transformem em rotina junto com a limpeza do banheiro. Principalmente para não acumularem sujeira e acabarem estragando. Um estudo recente nos Estados Unidos mostrou que existem bactérias, conhecidas como Mycobacterium, que causam doença pulmonar e se propagam no limo que cresce dentro dos chuveiros. Para quê se arriscar não é mesmo?