Como cuidar de eletrodomésticos de aço inox

Como cuidar de eletrodomésticos de aço inox? Quais produtos posso utilizar na limpeza de fogão, geladeira e outros eletrodomésticos de aço inoxidável? O que não se deve usar pois pode arranhar? Como remover impressão digital? A seguir explicaremos como você pode fazer a limpeza destes produtos para eles durarem mais tempo e ficarem sempre bonitos.

Como cuidar de eletrodomésticos de aço inox

O aço inox costuma deixar marcas de dedo que podem ser bastante irritantes, pois ficam destacadas na superfície lisinha do inox. Além das manchas de dedo, se a superfície não for cuidada corretamente ela poderá estragar com o tempo. Muitas pessoas acham que o inox não estraga nunca, mas a verdade é que o acabamento (revestimento de óxido que protege a superfície) pode sim ser removido por corrosão ou desgaste.

Sujeira e outros materiais na superfície do inox, dificultam o processo contínuo de oxidação e prendem os agentes corrosivos, destruindo a camada de proteção contra corrosão do metal. Por isso a sujeira pode sim estragar seu eletrodoméstico de inox.

Como cuidar de eletrodomésticos de aço inox
Como cuidar de eletrodomésticos de aço inox

A principal dica na limpeza de eletrodomésticos de produtos aço inox é não utilizar produtos abrasivos, são produtos que funcionam como uma lixa e podem riscar o inox deixando-o cheio de marcas. Além disso eles podem remover a camada protetora do inox deixando o metal exposto à corrosão.

Alguns exemplos de produtos abrasivos são sapólio, amoníacos, bombril, desengordurante, álcool, cloro e outros. Existem produtos próprios para inox que você pode utilizar como pasta de polir da Tramontina e da Brinox, Limpa Brilho Inox da Scott Britte e outros.

Como realizar a limpeza do inox?

Para limpeza geral, quando o eletro não está muito sujo, passe apenas pano de microfibra embebido em água morna. Seque imediatamente com uma toalha limpa para evitar as marcas de minerais presentes na água.

Se a sujeira não sair, repita usando sabão neutro misturado na água e passe no eletrodoméstico. Depois passe pano apenas com água para remover todo o sabão! Seque com toalha limpa que não arranhe, ou pano microfibra.

Manchas de dedo podem ser removidas usando um limpa-vidro no borrifador com pano microfibra.

Para manchas mais pesadas ou arranhões leves use papel toalha com algum limpador próprio para inox, lembrando sempre de enxáguar depois, mas leia o rótulo da embalagem para usar de maneira correta.

Para gorduras presas no fogão você pode usar um pó não abrasivo ou pasta de bicarbonato de sódio com água. Esfregue delicadamente usando o lado não abrasivo da esponja. Depois enxágue bem e seque com papel toalha. Nunca use abrasivos! Ou então utilize pano com azeite para ajudar a remover a sujeira presa e depois passe esponja apenas com sabão neutro e água.

Para deixar a pia opaca brilhando novamente use pano para polir embebido com vinagre branco.

Caso a superfície esteja riscada, você pode passar a pasta de bicarbonato de sódio com água e esfregar com algodão. Esfregue com delicadeza e depois repita. Isso vai polir a superfície escondendo o risco. No final passe pano com a mistura de três colheres (café) de óleo de bebê com 750 mL de vinagre.

Aproveite para descobrir como cuidar do banheiro da casa corretamente.